abc+

REFORÇO

RS distribui 566 mil doses de vacina contra Covid-19

Imunizantes para adultos e crianças serão repassados às prefeituras. Do total de unidades disponibilizadas, 436 mil são bivalentes

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 16/03/2023 às 03h:00 Última atualização: 02/02/2024 às 14h:23
Publicidade

A Secretaria da Saúde (SES) começou na quarta-feira (15) a distribuição de um dos maiores lotes de vacinas contra Covid-19 aos municípios. Ao todo, mais de 566 mil estão sendo enviadas para todas as regionais, abrangendo imunizantes do tipo bivalente e monovalente para todas as idades elegíveis. Até o fechamento da reportagem, a SES não havia informado como seria feita a divisão por cidade.

Do total de unidades disponibilizadas, 436 mil são bivalentes. Atualmente, essas doses são destinadas a todas as pessoas com 60 anos ou mais. O atendimento a essa faixa etária pelos municípios está sendo feito de forma escalonada, conforme a disponibilidade de doses.

RS distribui 566 mil doses de vacina contra Covid-19



RS distribui 566 mil doses de vacina contra Covid-19

Foto: Arquivo

Para a próxima segunda-feira (20), está prevista a inclusão das gestantes e puérperas (mulheres até os 45 dias após o parto) no grupo dos públicos elegíveis para a vacinação bivalente, seguindo o cronograma proposto pelo Ministério da Saúde. No Rio Grande do Sul, esse grupo representa cerca de 109 mil pessoas.

A dose bivalente é uma versão atualizada da vacina (monovalente) usada na campanha de vacinação iniciada em 2021. Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron – que é, atualmente, a de maior circulação.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A aplicação da última dose recebida deve ter sido há, pelo menos, quatro meses.

Campanha avança

A vacinação bivalente já registrou 216 mil pessoas imunizadas no Estado. Com a inclusão dessa faixa etária dos 60 aos 69 anos, o público total estimado para receber esse tipo de dose é de 2,4 milhões de pessoas.

Atualmente, também fazem parte dos grupos elegíveis as pessoas imunocomprometidas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Para esses, a idade mínima é 12 anos.

Paralelo à ampliação da vacinação bivalente, a imunização com a dose monovalente para pessoas abaixo dos 60 anos continua. A SES está enviando quase 130 mil doses para o abastecimento dos estoques nos município.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade