A ampliação da recomendação da dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima dos 18 anos no Rio Grande do Sul foi definida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta terça-feira (25), seguindo a orientação publicada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (24).
A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário e tenha respeitado um intervalo de quatro meses da última dose. Estar com alguma das doses de reforço em atraso não é impeditivo para receber a bivalente.
As cidades gaúchas já podem iniciar a vacinação deste público, conforme disponibilidade de doses. Cada gestor municipal pode definir se fará escalonamento das faixas etárias ou não para as aplicações.
Até então, a dose era recomendada para pessoas acima dos 60 anos, para pessoas com comorbidades acima dos 12 anos, gestantes, puérperas e outros grupos prioritários (como indígenas, trabalhadores da saúde e população privada de liberdade).
A dose de reforço para pessoas entre 5 e 17 anos será realizada com a vacina monovalente disponível. Mantém-se também a recomendação de vacinação contra a Covid-19 de toda a população elegível acima de 6 meses de idade.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags