OBRAS NO CAÍ

RS-124: Obras na rodovia e no sistema de proteção do Caí devem avançar nos próximos meses

Medidas foram debatidas com representantes do governo estadual nesta semana que apontou

Publicado em: 29/10/2024 18:06
Última atualização: 29/10/2024 18:07

Os tucanos Júlio Campani e João Marcos Guará, respectivamente prefeito e prefeito eleito de São Sebastião do Caí, tiveram notícias positivas nesta semana a respeito do futuro das obras nas galerias da RS-124 e do uso de R$ 14,5 milhões voltados para a construção de diques de proteção na cidade e em Harmonia, Pareci Novo e Montenegro. Os dois temas foram tratados em um encontro realizado nesta segunda-feira (28), em Porto Alegre.

LEIA TAMBÉM: Ministério Público pede que Polícia Federal investigue pagamento feito pelo prefeito eleito de Canoas


Prazos para projetos foram apresentados nesta semana Foto: Divulgação

No caso das obras na rodovia, a promessa inicial era de que o projeto definitivo para as obras na RS-124 seria apresentado ainda em julho deste ano. Chegando em outubro sem nenhum avanço, o Departamento de Estradas de Rodagem (DAER-RS) apresentou um novo prazo. “Queríamos do DAER uma posição mais clara, e essa resposta obtivemos de forma preliminar que, talvez, até dezembro esteja tudo pronto”, relata Campani.

Mas segundo o prefeito de São Sebastião do Caí, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, prometeu uma resposta mais precisa em um prazo mais curto. “Ele ficou de nos dar uma posição mais abalizada, o que aguardamos para os próximos dias.”

Proteção às cheias

A proteção da região contra cheias foi outro tema tratado durante a reunião, já que em julho o governo federal anunciou a destinação de R$ 14,5 milhões para contratação da empresa responsável pelo projeto de construção dos diques. O processo ainda não avançou, mas agora tem um prazo mais definitivo.

“O dinheiro será gerido pelo governo do Estado e há um indicativo de que até junho do ano que vem essa empresa já seja contratada para fazer os projetos”, conta Campani, que considera produtivos os resultados da reunião. “Temos o avanço nesses dois projetos, um de mais longo prazo [diques], e o outro de curtíssimo prazo até dezembro [RS-124].”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas