ESTACIONAMENTO
Rotativo digital volta a operar 100% nesta segunda-feira em Novo Hamburgo
Também entra em vigor, pelo período de seis meses, o cashback de 50% na cobrança da tarifa
Última atualização: 02/02/2024 15:59
Após 30 dias de flexibilização na cobrança da tarifa pós-utilização (TPU) de 12 reais na zona verde e 24 reais para a zona azul do estacionamento rotativo de Novo Hamburgo, o sistema volta a funcionar a pleno nesta segunda-feira (13). O item foi um dos principais pontos de reclamação dos usuários ao longo do mês de janeiro. A TPU é cobrada dos motoristas que não dispõem de cadastro no aplicativo ou não colocaram créditos correspondentes ao período do qual farão uso do espaço. Como alternativa, podem efetuar a compra sem ingressar na plataforma nos pontos de venda conveniados ou junto aos 21 monitores.
A partir desta segunda-feira também entra em vigor, pelo período de seis meses, o cashback de 50% na cobrança da tarifa. Com isso, metade do valor pago como TPU será revertido em créditos na própria utilização do serviço.
"O bicho vai pegar", afirma de forma categórica o diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), Paulo Kopschina. Na última sexta-feira (10), ele participou do programa Ponto e Contraponto, na Rádio ABC, quando detalhou as ações colocadas em prática pela Comur.
Entre os pontos previstos a serem implementados ao longo do último mês e tratados como melhorias, Kopschina afirma que apenas uma ação ainda não foi colocada em prática: a pintura dos boxes indicando se a vaga pertence à zona azul ou verde. O diretor-geral também adverte que a integração entre os sistemas do Detran-RS, Guarda Municipal e do rotativo digital está concluída. Quem extrapolar o limite permitido de três horas para utilização da vaga, estará sujeito à multa e o veículo poderá ser guinchado.
Próximos passos
Novos ajustes devem ser promovidos pela Comur para facilitar o acesso dos usuários à plataforma. Uma das alternativas em análise é a instalação de tótens para autoatendimento dos motoristas em pontos específicos na área central da cidade. Outro ponto a ser discutido está na busca de uma solução aos comerciários que trabalham nas zonas azuis e verdes e não contam com local para deixar seus carros. A tolerância de 10 minutos está assegurada.