Inaugurada neste mês, a pavimentação de um trecho de 7,5 quilômetros da estrada do Barro Preto —entre o final da Rua Brasil, em Três Coroas, até o limite com o município de Canela — desperta a curiosidade dos turistas para conhecerem o interior do município do Vale do Paranhana. Chamada de Rota Panorâmica, o trajeto asfaltado facilita a chegada em diversos pontos turísticos da cidade e cria um novo caminho rumo à Serra gaúcha.
Possibilitada por meio de um financiamento junto ao programa Badesul Cidades, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Rota Panorâmica é uma adição a recentemente inaugurada Rota das Nuvens em Igrejinha, de acordo com o secretário de Turismo de Três Coroas, Cristian Krummenauer.
“É importante entender que o turista não vê as fronteiras de municípios, mas sim as oportunidades de consumo turístico que a região oferece, sendo tudo um complemento da experiência do outro”, comenta.
No trajeto, os turistas podem conhecer os pontos famosos pelo lazer e esporte três-coroense, como o Brasil Raft Park, o Raft Adventure Park e o Parque Municipal das Laranjeiras. No entanto, não é apenas isso que quem trafegar entre as Linhas Café Baixa e Linha Café Alta vai encontrar. Segundo Krummenauer, há opções de pousada, campings, armazém ao estilo clássico, com diversos tipos de itens a venda e um dos bares mais tradicionais do município.
SAIBA MAIS: Com esculturas gigantes, atração inspirada em jardim de Dubai abre as portas em Gramado
Origem do projeto e busca por ampliar o turismo em Três Coroas
Cidade severamente atingida pela enchente de maio, pois a área central é paralela às margens do Rio Paranhana, Três Coroas foi beneficiada com a liberação de créditos por parte do governo gaúcho, por meio do Plano Rio Grande. E uma das partes principais desta recuperação estadual é a recuperação viária, com ações de curto, médio e longo prazo.
O secretário comenta que um projeto que visava a elaboração de uma rota turística já existia há alguns anos, mas que “foi executado neste mandato, que teve um olhar para a melhoria da infraestrutura voltada ao turismo”, conta Krummenauer.
Agora, o asfalto aprimorou o acesso aos atrativos que a cidade possui, além de criar um trajeto com roteiro turístico. “O turista poderá encontrar, na rota, as mais variadas experiências. Seja em uma vinícola, parques de natureza, restaurantes ou em hospedagens”, destaca Cristian.
LEIA TAMBÉM