PASSEIO EM FAMÍLIA
ROSQUITO: Conheça o trenzinho que leva visitantes à Feira do Mel, Rosca e Nata, em Ivoti
Veículo parte da Praça Emancipação e segue até o Núcleo de Casas Enxaimel, onde ocorre o evento; veja preços e detalhes do city tour
Última atualização: 26/03/2024 19:10
O passeio dura cerca de 30 minutos, sempre acompanhado de uma turma entusiasmada com o percurso de três quilômetros entre a Praça Emancipação e o Núcleo de Casas Enxaimel, em Ivoti. É a bordo do Trenzinho Rosquito que parte dos visitantes chega à 16ª Feira do Mel, Rosca e Nata. O veículo é uma espécie de jardineira, ícone do veraneio no litoral gaúcho.
Promovido pela prefeitura, o city tour ocorre às sextas-feiras, das 14 às 18 horas, e aos fins de semana, das 9 às 18 horas. O ingresso custa R$ 12 por trajeto (somente ida ou volta) ou R$ 20 o combo (ida e volta). Neste sábado (20), a equipe de reportagem acompanhou as descobertas dos visitantes e conta como foi a aventura.
Em fila, o grupo formado por crianças, adultos e idosos entrou animado no veículo estacionado na Avenida Presidente Lucena. Moradores de Sapiranga, os irmãos Mateus, 8, e Maria Luísa Livi, 2, aproveitaram o passeio com a mãe, a professora Daiane Livi. "Tava muito muito legal", define Mateus.
Para a mãe dos pequenos, a viagem teve um sabor especial. "Vale muito a pena, é um resgate da infância. Me lembrei do 'dindin' que sempre circula pelo litoral norte no veraneio", comenta Daiane.
A nutricionista Signorá Konrad, 67, moradora de Ivoti, aproveitou o trajeto para observar com olhar mais atento os lugares percorridos diariamente. Desta vez, acompanhada da neta Sofia, de 4 anos.
"O passeio foi ótimo e, para ela (Sofia), era tudo novidade, o que tornou a viagem ainda mais especial", elogia.
Música típica e padeiro no comando
Para entrar no clima da festa, o trajeto é acompanhado de música típica e comandado por um padeiro diferente, o Rosnel Nata Keschmier – personagem interpretado pelo ator e empresário Cristiano Schenkel. "O Rosnel é um padeiro colono com sotaque bem carregado", explica.
Conforme Schenkel, o trenzinho além de proporcionar um passeio divertido é um aliado para desafogar o trânsito. "A mobilidade urbana era um problema antigo. Este ano, com a ampliação do estacionamento e a integração com o Rosquito, acreditamos que vamos conseguir desafogar o trafego", avalia.