18ª EDIÇÃO
ROMARIA DO PADRE REUS: Comissão organiza os últimos preparativos para a procissão de 2024
Tradicional evento ocorrerá no domingo, 14 de julho, com concentração às 9h e saída às 9h30, da Praça Tiradentes
Última atualização: 26/06/2024 13:20
A comissão organizadora da Romaria do Padre Reus fez, nesta terça-feira (25), sua última reunião antes da 18ª edição da caminhada, que ocorrerá no domingo, 14 de julho, com o tema “Com Pe. Reus, rumo ao lugar de encontro com a esperança” e lema “Caminhar para renovar a Vida”.
O encontro ocorreu no Santuário do Sagrado Coração de Jesus - onde está situado o túmulo de Padre Reus, em São Leopoldo - e teve a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19ºBIMtz), Ciclosinos e Grupo Sinos, além de representantes do santuário, entre outros.
“Vimos os últimos detalhes, encaminhamentos e as competências de cada um”, resumiu o reitor do santuário, Padre Raimundo Resende.
Romaria Motorizada é cancelada
Devido à enchente de maio, porém, algumas atividades deste ano sofreram alterações. Uma delas é a Romaria Motorizada, que não ocorrerá em 2024. Esta seria a 5ª edição da iniciativa, que acontecia sempre no domingo anterior à romaria tradicional, com o objetivo de que veículos pudessem participar do evento, passando por algumas ruas da cidade. “O roteiro que iríamos seguir contém ruas que ainda estão afetadas pelas consequências da enchente”, justificou padre Resende, sobre a decisão de cancelar a ação deste ano.
“Mas a Romaria do Padre Reus segue normal, no dia 14, com concentração às 9h, na Praça Tiradentes, e o mesmo roteiro dos outros anos”, ponderou. A saída está marcada para as 9h30, e o percurso segue pela Rua Primeiro de Março até a Avenida Frederico Wolffenbüttel. A procissão ruma, então, à Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, dobrando na Rua Padre Werner, que dá acesso ao santuário. Na chegada ao local, prevista para as 11 horas, haverá missa.
Camisetas
Outra mudança imposta pela inundação é que, desta vez, não haverá camisetas da romaria para comercialização. “O ateliê estava com tudo encaminhado, tecidos cortados. Mas, infelizmente, eles perderam tudo, pois foi muito afetado pela enchente”, lamentou o reitor.
Novena pela Beatificação de Padre Reus
Uma das iniciativas que segue mantida para este ano é a novena descentralizada pela Beatificação de Padre Reus, que ocorrerá de 5 a 13 de julho, sendo realizada a cada noite em uma paróquia diferente da cidade.
A novena começa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro, na sexta-feira, dia 5, às 19h, e segue pelas paróquias: São Jorge, na Campina, no sábado, 6 de julho, às 19h30; na Santo Antônio, no bairro Santa Teresa, domingo, 7 de julho, às 8h; Santo Inácio, do bairro Rio dos Sinos, na segunda-feira, 8 de julho, às 19h; Nossa Senhora das Graças, da Feitoria, na terça-feira, 9 de julho, às 19h; Santa Catarina, no bairro São José, na quarta-feira, dia 10 de julho, às 19h; Nossa Senhora Aparecida, na Scharlau, na quinta-feira, 11 de julho, às 19h; São José Operário, no bairro Fião, na sexta-feira, 12 de julho, às 19h; e no próprio santuário, onde será encerrada, no dia 13 de julho, às 19h.
Concerto
Junto do término da novena, no sábado (13), o santuário recebe também o Concerto – 9ª Sinfonia de Beethoven, do projeto Camerata Presto, da Presto Produções e Promoções Artísticas.