EVENTOS

Rolante volta a celebrar a produção artesanal de cuca em festa de quatro dias

A 24ª edição da Kuchenfest começa no dia 9, terá entrada gratuita e arrecadação para o hospital da cidade

Publicado em: 03/03/2023 05:00
Última atualização: 25/01/2024 14:45

Evento tradicional na cidade de Rolante, a Kuchenfest volta ao Parque Municipal que leva o mesmo nome. O evento é uma oportunidade da comunidade de celebrar a produção artesanal de cucas, traço cultural extremamente valorizado pelos moradores da cidade.

Devido às restrições impostas pela pandemia não houve evento nos últimos dois anos, que retorna em 2023 com as atenções voltadas para a disseminação cultural aliada com a preocupação ambiental e social.

Prefeito de Rolante, Pedro Rippel, e diretora do Departamento de Cultura, Joyce Reis, acompanharam a visita da corte da Kuchenfest ao Grupo Sinos Foto: Eduardo Amaral/GES Especial

No dia 7 de março ocorrerá o desfile de abertura oficial da Kuchenfest, mas as atrações culturais no Parque Municipal vão começar dois dias depois. De 9 a 12 de março estão previstos 25 shows musicais no Parque Municipal, que também terá diversos estandes com produtos típicos da cidade.

A entrada é gratuita, porém, quem quiser consumir bebidas no parque precisará comprar o copo exclusivo do evento, que pode ser utilizado durante os quatro dias. Foram confeccionados 15 mil copos ao custo de 20 reais cada. Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos copos será revertido para a Fundação Hospitalar de Rolante. “Quem visitar pode comer uma boa cuca, tomar um chope gelado e ainda ajudar o hospital”, destaca o prefeito da cidade, Pedro Rippel, que destaca importância de retomar o evento. “É muito importante a volta para que a gente possa mostrar nossa cultura.”

Mais do que comida

Diretora do Departamento de Cultura, Joyce Reis destaca que além do cuidado social com a venda dos copos, eles também permitirão um cuidado maior com o meio ambiente. “A gente sabe que por mais lixeiras que tenha sempre acabam indo copos no chão, assim a gente preserva o meio ambiente e faz uma festa mais limpa”, ressalta.

Joyce lembra que a produção da cuca em Rolante tem uma importância maior do que simplesmente o produto. “Estamos com o processo de reconhecimento do modo de fazer a cuca de Rolante como patrimônio cultural imaterial. Estamos preservando essa tradição do modo de fazer a cuca.”

O principal diferencial da cidade, que conta inclusive com uma associação de cuqueiras, está na manutenção do processo artesanal. “Inclusive o forno é o mesmo, a massa é batida à mão, não tem nada industrial, além disso a fabricação das cucas gira a economia da cidade, já que toda a matéria prima é comprada dos produtores locais.” Todo esse cuidado diferenciado rende cucas grandes, que pesam entre 1,5 quilo e 2 quilos.

 

Responsabilidade e honra

Escolhida ainda em 2021, a corte da 24ª Kuchenfest foi ver de perto como a cuca da cidade é feita e entender o que representa para o município. “A gente teve uma aula com as cuqueiras antes de sermos escolhidas para corte, participamos de todo processo para podermos representar melhor a cidade”, lembra a rainha Joana Yasmin Finger Diedrich. Conhecer a fundo o processo de produção aumentou a responsabilidade de representar as cuqueiras e os cuqueiros de Rolante. “É uma receita única da cidade, que veio desde as receitas que foram trazidas pelos imigrantes que foram adaptadas à nossa realidade para transformar em uma receita única de Rolante.”

A 1ª princesa da festa, Emily Cristie Schwingel, se mostrou fascinada pelo trabalho desenvolvido pelas responsáveis em manter a tradição de uma receita única. “Sempre tive o contato da cuca comendo e durante o nosso preparo no concurso tivemos essa oportunidade durante uma manhã toda com elas e foi incrível ver elas trabalhando.”

A 2ª princesa da festa, Débora Giani Schierholt, notou a representatividade do produto. “A vó fazia cuca e sempre estava junto, mas era uma coisa mais de roubar a massa, pegar o recheio antes de estar pronto. Nessa aula que tivemos com as cuqueiras a gente entende mais o encanto e a importância que a cuca tem para a cidade.”

O desfile de abertura da festa ocorrerá a partir das 19 horas no dia 7 de março, com saída da Nex Sports e tendo como destino final a Casa da Colônia. No dia 9, o Circo Mariotti abrirá os shows às 15 horas e as atrações vão até a meia-noite.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas