Em Rolante, quem dá as boas-vindas aos visitantes é a natureza. Acompanhada, é claro, da hospitalidade dos moradores manifestada, muitas vezes, através da boa comida. Com paisagens exuberantes e uma gastronomia típica, a Capital Nacional da Cuca completa 69 anos com muitos motivos para celebrar.
Para o prefeito Pedro Rippel, é sempre motivo de orgulho falar sobre o município. “É uma cidade maravilhosa de se morar, tem uma qualidade de vida boa, segurança ainda acima da média grandes cidades”, destaca. Para o chefe do Executivo, a natureza é um destaque a parte da cidade. “Além disso, nosso município está crescendo, está em pleno desenvolvimento. Estamos trabalhando para melhorar nossa cidade, com projetos importantes, principalmente na área da saúde”, salienta.
Com 21,2 mil habitantes, Rolante tem mais de 296 quilômetros quadrados e um PIB per capita de R$ 33,8 mil, conforme o Censo de 2022.
Mesmo com uma economia diversificada, o turismo rural é um dos carros-chefes da cidade. Isso porque o município conta com, pelo menos, três parques municipais com cascata e, também, com um roteiro de visitas em vinícolas locais e agroindústrias.
Tentativas para se emancipar
Rolante foi um distrito pertencente a Santo Antônio da Patrulha. Era por lá que os moradores pagavam seus impostos, faziam pedidos e reclamações. Na década de 1920, devido ao desenvolvimento do comércio e a forte agricultura, a localidade dava sinais de independência. Sendo assim, em 1928, ocorreu o primeiro movimento separatista. Somente com o terceiro movimento, no dia 15 de dezembro de 1954, foi assinada pelo governador General Ernesto Dornelles a lei criando o município de Rolante. No dia 28 de fevereiro de 1955 ocorreu a solenidade de instalação política do município, com a posse do primeiro prefeito de Rolante, Hugo Zimmer.
Com o desenvolvimento econômico e com a emancipação política em 1955, foram ampliadas as ruas da sede, surgiram novos prédios, cooperativas agrícolas, cooperativas de crédito, residências, Igrejas e pontos comerciais.
Turismo
– Parque Municipal da Cascata das Andorinhas
– Parque Municipal da Cascata da Colônia Monge
– Parque Municipal do Voo Livre
Caminho das Pipas
Uma das opções turísticas de Rolante é o Caminho das Pipas. Um passeio que começa com um café e degustação de cucas, símbolo da cidade, na Casa da Colônia, pertinho da Praça da Matriz, no Centro da cidade, onde se encontra o monumento de um dos maiores símbolos da música gaúcha de todos os tempos, o rolantense Teixeirinha. Em seguida, o visitante segue até a comunidade italiana da Boa Esperança, onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio. No local, o turista tem acesso a uma degustações das vinícolas artesanais da localidade. O passeio conta ainda com almoço em um restaurante de comida típica e visitas guiadas a duas agroindústrias que fabricam massas caseiras e o famoso Agnolini da Boa Esperança. O final acontece no Parque Municipal da Asa Delta, a 841 metros de altura, proporcionando um pôr do sol único, brindado com um espumante produzido na região.
LEIA TAMBÉM