abc+

TRADIÇÃO

Rodeio de Nova Santa Rita será nacional em 2023

Tradicional evento que acontece sempre no mês de abril começa no dia 20; Serão distribuídos mais de R$ 120 mil em premiações

Juliano Piasentin
Publicado em: 12/04/2023 às 09h:22 Última atualização: 04/03/2024 às 09h:52
Publicidade

A cidade está ajustando os últimos pontos para receber pela primeira vez um rodeio nacional. A partir do dia 20 de abril, serão quatro dias de evento, que contará com participantes de todo o País. Ao mesmo tempo que a participação nacional será inédita, o rodeio estadual está chegando à sua 11ª edição.

Nova Santa Rita vai sediar 11.ª edição Estadual e 1.ª Nacional a partir do dia 20 de abril



Nova Santa Rita vai sediar 11.ª edição Estadual e 1.ª Nacional a partir do dia 20 de abril

Foto: PAULO PIRES/GES

Para Leonardo Vieira, presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas, a expectativa é superar o público de 2022. “Tivemos cerca de 50 mil pessoas no ano passado. Acreditamos que nesta edição o número será ainda maior.” Para que isso seja possível, o Parque Olmiro Brandão já está sendo preparado. “No sábado (15) vamos abrir o parque para ir organizando os espaços que vão receber os acampamentos.” O objetivo é evitar correrias de última hora. “Queremos que as pessoas venham e não precisem passar trabalho.”

 

Crescimento

O rodeio ocorre sempre no mesmo período do ano. “No terceiro final de semana do mês de abril. Já virou tradição.” Em 2023 o evento terá a participação de competidores de outros Estados. “Nossa festa tomou grandes proporções. Teremos pessoas de Santa Catarina e do Paraná também presentes.”

No nível nacional, o público poderá acompanhar competições artísticas, esportivas e campeiras. “Vamos contar também com a prova de laço ‘Bico de Princesa’, onde as competidoras são apenas mulheres. A narradora também é mulher.”
Foco na inclusão

Segundo Leonardo, o foco desta edição será a inclusão. “Vamos trabalhar muito forte essa questão. Queremos trazer pessoas que muitas vezes não conseguem participar. Levar a cultura gaúcha até elas.” Para atrair este público, o Parque Olmiro Brandão conta com pavimentação que vai do centro da cidade até o estacionamento.

Já no local a portaria será instruída para auxiliar os visitantes com necessidades especiais. “Temos um ambiente familiar. Teremos competições para pessoas com dificuldades físicas ou de locomoção e todos serão premiados. Vamos mostrar como é possível que participem das atividades.” As inscrições para estas provas serão gratuitas. “Nossa abertura será integralmente focada na inclusão.

 

Atrações

O que também será gratuito é a entrada do rodeio, inclusive as atrações dos quatro dias de baile. Na quinta-feira (20) a atração será o grupo Estação Fandangueira, já na sexta-feira (21) são duas apresentações, Machado e Marcelo Tchê além do Tchê Chalero. No sábado (22), quem encerra a noite é o Grupo Cordiona. “Será uma grande festa”, completa o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade