Desenvolvimento de raciocínio lógico, capacidade de lidar com desafios, criatividade e, ainda, colocar em prática ensinamentos da matemática e física. Esses são alguns dos benefícios que os jovens conquistam no aprendizado da robótica como ferramenta de educação.
Receba notícias da região diretamente em seu WhatsApp!
Em Canela, 12 adolescentes estão tendo essa oportunidade de forma gratuita. Em uma parceria com o Senai, o Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação da cidade, o Cidica, promove o curso de Lego Zoom. Esta é a quarta turma que aprende, de forma divertida, habilidades que serão levadas para a vida.
Robôs que separam objetos por cores, que deslocam itens de um lugar a outro e até que resolvem cubos mágicos foram criados pelos estudantes, que se mostram orgulhosos do resultado. Incentivados a participar das aulas pelos pais, é unanimidade a empolgação ao ver os robôs realizando comandos que eles programaram.
O professor Francisco Brandão é o responsável por indicar os caminhos, mas ele atesta que os alunos ficam livres para definir o que cada robô vai fazer. Os kits de robótica contam com alguns modelos e tutoriais de montagem, mas a garotada gosta mesmo é de se desafiar.
“Eles aprendem muito sobre lógica, porque precisam pensar o que querem fazer. Os comandos dos robôs são pensados por eles, que aprendem sobre programação básica”, declara Francisco.
LEIA TAMBÉM: “Chegou a hora de a gente trazer mudança”, declara a vereadora mais votada para a Câmara em Canela
Mostra de robótica
Durante as 48 horas de curso, vários e vários robôs são montados e desmontados. Alguns são destruídos de propósito, como em uma competição de luta que foi realizada. Na reta final das aulas, os adolescentes estão criando os robôs para uma mostra de robótica, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 18, entre 13h30 e 15 horas, na sede do Cidica. Aberta ao público, alunos de escolas da cidade também devem participar do evento.
Espaço para desenvolvimento
Para o diretor do Cidica, Leonardo Duarte, o espaço foi pensado exatamente para ser um polo de inovação em Canela, oportunizando que a comunidade possa ser inserida na área da tecnologia e também receber qualificação para o mercado de trabalho.
Através de parcerias público-privadas (PPPs) e com recursos da Prefeitura de Canela, cursos e palestras ocorrem no Cidica. Atualmente, há vagas abertas para formação de camareiras, com aulas que começarão no dia 22 de outubro.
“Temos vários critérios para a escolha dos cursos oferecidos, desde a demanda da comunidade até os que envolvam as áreas da tecnologia e inovação, que é o foco do Cidica. No caso do curso de robótica, nós queremos que Canela se transforme em uma cidade tecnológica e temos que ensinar a juventude desde cedo”, destaca. “Nos ecossistemas de inovação do Estado, já somos um case”, reforça.
No local, há salas que são disponibilizadas para que empresas e interessados possam ministrar cursos nas áreas afins, desde que a capacitação seja gratuita aos participantes. Também tem o espaço da arena, para receber eventos maiores ou formações com mais pessoas.
A sede do Cidica abriga, ainda, a Sala do Empreendedor, que oferece suporte para os microempreendedores individuais (MEIs), sala de atendimento da Inspetoria Veterinária estadual e espaço para incubação de startups, em um projeto em parceria com a Unisinos.
Divulgação dos cursos
A divulgação dos cursos e palestras realizados ocorrem também pelo perfil do Instagram @cidicacanela. Informações podem ser consultadas pelo WhatsApp, no telefone (54) 3282-5167.