NA REGIÃO

Risco de falta de água? Saiba como está preparação para o verão

Companhias de água e saneamento redobram atenção para evitar falta de água nos próximos meses

Publicado em: 03/12/2024 11:36
Última atualização: 03/12/2024 11:36

Com a proximidade do verão, em meados de dezembro, aumenta a preocupação com o desabastecimento de água em virtude da redução das chuvas. Um dos fenômenos que pode agravar a seca no Sul é o La Niña. No entanto, a MetSul Meteorologia informa que, até o momento, não é possível confirmar a ocorrência desse evento nos próximos meses. Caso se manifeste, deverá ser mais fraco, breve e no limite da neutralidade climática.

VEJA TAMBÉM: FALTA DE ÁGUA: Temporal prejudica o abastecimento em pelo menos quatro cidades da região


Chegada do verão, em meados de dezembro, preocupa para risco de desabastecimento de água. Foto: Arquivo

Mesmo com essa previsão, as companhias de água e saneamento da região de cobertura do Grupo Sinos já planejam ações preventivas para evitar possíveis transtornos. Em Novo Hamburgo, a Companhia Municipal de Saneamento (Comusa) está prestes a lançar sua campanha de verão, com foco na conscientização sobre o uso racional da água.

Embora o desabastecimento ainda não seja motivo de preocupação imediata, a autarquia mantém iniciativas para evitar problemas. “Desde 2018, enfrentamos tanto a maior seca quanto a maior cheia do Estado em um curto espaço de tempo. Durante a pior estiagem, conseguimos manter o abastecimento graças às tecnologias em que investimos”, destaca o vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.

LEIA MAIS: Esquema vacinal contra a poliomielite muda; municípios da região se adaptam à nova diretriz, veja o índice de cobertura

Além disso, a Comusa reforça que a busca por alternativas para armazenar água na bacia do Rio dos Sinos é uma luta antiga. “Em 2022, montamos um comitê transmunicipal, com órgãos do governo do Estado, que resultou na contratação de um estudo da bacia para estudar formas de reservar água em tempos de chuvas ao longo de toda a extensão do Rio dos Sinos. No entanto, esse estudo do governo ainda não foi concluído”, explica a assessoria de imprensa.

Corsan mantém ações de prevenção

Em Montenegro, o prefeito Gustavo Zanatta reuniu-se com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para discutir medidas contra o desabastecimento. De acordo com a companhia, a Regional Sinos, que atende municípios dos vales do Sinos e Paranhana, investe continuamente em tecnologia e infraestrutura para enfrentar períodos de estiagem.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Entre as iniciativas, destaca-se o trabalho do Centro de Operações Integradas (COI), em Porto Alegre, que monitora em tempo real o abastecimento de água em 317 municípios gaúchos. Esse sistema identifica rapidamente problemas, como quedas no nível de reservatórios ou rompimentos de redes, garantindo agilidade na resolução.

Apesar das medidas preventivas aos desabastecimentos ocorrerem durante todo o ano, elas são intensificadas no verão. Uma dessas ações é a aquisição de bombas-reservas para substituição imediata em casos de necessidade. Além disso, nos próximos meses, a Corsan reforça que fará dois trabalhos importantes em Nova Santa Rita: vistorias e limpezas no poço artesiano de captação de água e perfuração de dois novos poços artesianos.

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), de São Leopoldo, também foi procurado pela reportagem, que não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas