FIQUE ATENTO

Risco de chuva forte deixa Defesa Civil de Canoas em estado de alerta

Acumulado de chuva para os próximos dias poderá ultrapassar os 100 milímetros, superando a média mensal prevista de 95 milímetros para maio

Publicado em: 03/05/2023 09:56
Última atualização: 06/03/2024 11:15

A Defesa Civil de Canoas está em alerta para o risco de chuva intensa ao longo desta semana. Segundo a MetSul Meteorologia, o acumulado para os próximos dias poderá ultrapassar os 100 milímetros, superando a média mensal prevista de 95 milímetros para maio. A possibilidade de aumento no volume de chuva traz à tona um problema crônico em diferentes pontos do município, os alagamentos.

Problema crônico: alagamento de vias públicas Foto: PAULO PIRES/GES

No mês passado, o acúmulo de 42 mm de água em um curto período (cerca de 30 minutos) expôs a urgência de ações para coibir o descarte irregular de lixo em via pública, além da necessidade de ter mais bocas de lobo (bueiros) para drenagem e escoamento da água.

"A maior dificuldade que temos enfrentado é por conta do enorme volume de lixo, todo esse entulho é levado pela chuva para os bueiros. A limpeza das bocas de lobo são feitas, nos casos mais críticos são utilizados hidrojatos que atuam na remoção de resíduos presos nos canos", explica o coordenador da Defesa Civil de Canoas, Igor Sousa.

Ações preventivas

Conforme o coordenador da Defesa Civil, estudos estão sendo feitos em conjunto com a Prefeitura para a instalação de bocas de lobo em localidades consideradas críticas. "A Rua B Triângulo da Vitória, no Guajuviras, é uma região em que será preciso ter boca de lobo dos dois lados da via. Esse diagnóstico também vai avaliar ações para evitar alagamentos a longo prazo", detalha Sousa.

A Prefeitura de Canoas afirma que entre as principais medidas preventivas para evitar alagamentos estão: limpeza de bocas de lobo, conserto de erosões, serviços de capina e roçada, além do recolhimento de entulhos. No mês passado, o programa Choque de Limpeza recolheu mais de 3 mil toneladas de lixo das ruas.

Recomendações de segurança

A Defesa Civil orienta que em caso de alagamento, a energia elétrica seja desligada e que o órgão seja acionado. Telefones para contato: (51) 3476.3400 ou (51) 99322.5764 (ligação e WhatsApp - 24 horas).

"A melhor prevenção é a conscientização. Reforçamos o apelo para a que população descarte corretamente o lixo. Canoas possui ecopontos de coleta em todos os cinco quadrantes da cidade", finaliza. Todos os ecopontos abrem diariamente (incluindo sábados, domingos e feriados), das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 18 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas