Os rios da região, Caí, Sinos e Paranhana, que tiveram elevação durante o final de semana e causaram novas enchentes, pouco a pouco estão recuando, mas continuam com níveis acima do normal no início da noite desta terça-feira (18).
Rio Paranhana
Em Três Coroas, o nível do Rio Paranhana está cerca de um metro acima do normal, que fica na média de 0,50 metros. Contudo, na noite de hoje, está bem longe da cota de inundação, que é de 4,75 metros, de acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Augusto Dreher.
No município vizinho, em Igrejinha, os registros mostram um cenário parecido, com o Paranhana em 1,05 metro, quando o normal é 0,50 metros, com a cota de alarme fixada em 3,80 metros. Em Parobé, não há uma medição oficial, mas tanto o Rio Paranhana quanto o Rio dos Sinos estão dentro do leito.
Rio Caí
São Sebastião do Caí registrou uma baixa de 22 centímetros em duas horas, chegando em 11,52 metros às 18h, acima da cota de inundação de 10,50 metros, enquanto em Montenegro, o nível atual é de 7,31 metros excedendo a cota de 6 metros.
Em Bom Princípio, o coordenador da Defesa Civil Paulo Portinho explica que a régua que o município tinha foi levada pelas águas e que o leito do Rio Caí mudou drasticamente de uns tempos para cá. “O rio está muito assoreado, raso. Então, qualquer chuva ele inunda, tem muito material que deve ser retirado. Precisamos de um plano para mudar essa situação, porque sem as margens, o Caí está tomando conta da cidade, tirando famílias de casa e fechando empresas”, comenta.
Rio dos Sinos
Campo Bom e Novo Hamburgo, por outro lado, enfrentam um aumento no nível do rio, com Campo Bom atingindo 6,68 metros e Novo Hamburgo 6,23 metros às 18h, próximo da cota de inundação de 6,80 metros, e sob alerta. Em Sapiranga, embora haja pontos de inundação, não há desalojados confirmados.
Em São Leopoldo, às 18h15, o Rio dos Sinos marcava 4,01 metros, com uma elevação de 2,5 cm por hora e um acréscimo de 68 cm nas últimas 24 horas, mantendo o status de atenção.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags