SERVIÇO PÚBLICO
Rio Grande do Sul terá concurso público com 2,7 mil vagas na área da segurança
Serão selecionados servidores para a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias
Última atualização: 06/11/2024 09:14
O governo do Rio Grande do Sul fará concurso público em 2025 para preencher 2.774 vagas na área da segurança pública. Serão selecionados novos agentes para a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Segundo ele, os chamamentos estão previstos para entre outubro de 2025 e abril de 2026. Até o fim de 2026 serão aplicados R$ 280,5 milhões no pagamento dos salários dos novos servidores.
Com as nomeações do concurso anunciado pelo governador, o Rio Grande do Sul chegará ao seu maior efetivo das forças de segurança na última década, atingido a ocupação de 72% das vagas do quadro da Segurança Pública, ante os 61% registrados no início de 2019.
Quando saem os editais dos concursos da segurança pública
Os novos concursos serão organizados pela BM, Polícia Civil, Bombeiros e IGP em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPPG), responsável pelos procedimentos de gestão de pessoal do Poder Executivo.
Os editais, com regramentos específicos para a disputa pelas vagas, bem como as datas e etapas dos processos seletivos serão divulgados em breve, de acordo com o avanço do processo de preparação dos certames.
Vagas previstas para os concursos
Segundo o Palácio Piratini, serão abertas 1.200 vagas de soldado e 150 vagas de oficial da Brigada Militar. O Corpo de Bombeiros Militar terá 400 novos soldados. Para a Polícia Civil estão previstos 720 agentes (escrivães e inspetores) e 30 delegados. Para o IGP são 274 vagas: peritos criminais (70), médicos legistas (54), técnico em perícias (110) e papiloscopistas (40).
A previsão do governo é que no fim de 2025 ao menos parte dos novos brigadianos e bombeiros já estejam nas ruas. No caso da Polícia Civil, o incremento no efetivo será a partir de fevereiro de 2026. As nomeações para o IGP começam em abril de 2026.
"A realização desses concursos ocorre após a reestruturação promovida pelo governo do Estado, que modernizou o desenvolvimento das carreiras e garantiu regras mais claras para promoções e progressões. Carreiras valorizadas e atrativas resultam em mais segurança", destacou a secretária de Planejamento, Danielle Calazans.
"Nesta semana, em que já tivemos um anúncio importante na segurança pública, com a estratégia para redução de homicídios cometidos por organizações criminosas, a confirmação da abertura de concursos é mais uma boa notícia", comemorou o governador.