INVERNO RIGOROSO
Rio Grande do Sul pode ter um dos meses de julho mais frios da história; entenda
Temperaturas baixas seguirão pelas próximas semanas no Estado; confira a previsão do tempo para as cidades gaúchas
Última atualização: 07/07/2024 18:28
O frio não vai dar trégua tão cedo no Rio Grande do Sul. As temperaturas baixas se instalaram no Estado nos últimos dias de junho e devem seguir, pelo menos, até o início da segunda quinzena de julho. O frio é causado por incursões de ar polar.
A MetSul Meteorologia afirma que o mês de julho é um "forte candidato a ser um dos meses de julho mais frios no Rio Grande do Sul na história recente, tal o elevado número de dias de temperatura baixa a muito baixa".
Temperaturas abaixo da média foram registradas na última semana. Em sete dias, entre 29 de junho e 5 de julho, a temperatura mínima média em Bagé foi de 4,7°C. A mínima média histórica de julho no município é de 8,1°C.
Assim como as mínimas, as máximas têm estado abaixo da média. As cidades gaúchas têm tido tardes em que a temperatura não passa dos 10°C.
Até o dia 14, as temperaturas permanecerão muito baixas no Estado. Ar polar ingressa entre esta sexta e o sábado (6), dia que terá mínimas abaixo de zero no Oeste e no Sul gaúcho. Em Porto Alegre, o sábado começa com 6°C.
A tendência é que esfrie ainda mais na semana que vem. A MetSul explica que um segundo pulso de ar mais frio vai avançar pelo RS na segunda-feira.
Já entre os dias 12 e 14, um terceiro pulso de ar frio será ainda mais intenso. Dessa forma, as temperaturas podem atingir valores excepcionalmente baixos em diversas localidades.
A MetSul afirma que os modelos indicam marcas entre -8°C a -10°C nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil. Entre os dias 13 e 14, marcas abaixo de zero serão generalizadas.
Nos próximos dias, o frio segue também durante a tarde, quando as temperaturas não alcançam nem 15°C.