abc+

CHUVA NÃO DÁ TRÉGUA

CATÁSTROFE NO RS: Rio Caí volta a subir e Defesa Civil reforça alerta para evacuações

Em São Sebastião do Caí já tem mais famílias abrigadas neste fim de semana; em Montenegro, o alerta é para que as pessoas saiam o quanto antes das áreas de risco

SUSANA DA SILVA LEITE
Publicado em: 12/05/2024 às 14h:39 Última atualização: 12/05/2024 às 15h:47
Publicidade

Com o retorno da chuva o Rio Grande do Sul neste fim de semana, os rios voltaram a subir e devolvem a inundação nas cidades. Há projeções inclusive para novas inundações no Guaíba, em Porto Alegre. No Vale do Caí, por exemplo, há cidades com novos desabrigados e também alerta para que evitem permanecer em áreas de risco.

Enchente em São Sebastião do Caí: rio sobe neste fim de semana e já passa de 15 metros  | abc+



Enchente em São Sebastião do Caí: rio sobe neste fim de semana e já passa de 15 metros

Foto: Prefeitura de São Sebastião do Caí/Divulgação

Em São Sebastião do Caí, onde a cota de inundação do rio Caí é de 10,50 metros, o nível do manancial era de 14,52 metros, segundo a medição da Defesa Civil, às 14 horas, deste domingo. A elevação era de cerca de 15 centímetros a cada hora.

A prefeitura de São Sebastião do Caí havia divulgado que neste domingo (12) tem 24 famílias a mais abrigadas no município. Desde o começo das enchentes, o município já tem 238 famílias fora de suas casas, isso representa 646 pessoas.

Por volta das 15h10, a Defesa Civil do Estado publicou um alerta, visto que o Rio Caí já está na cota de inundação e que apresentará elevação significativa até segunda (13). O órgão prevê que inundações severas gerarão mais transtorno, especialmente em áreas já atingidas recentemente. “Transtornos serão sentidos em todos os municípios situados no percurso do rio.”

A orientação é de que as pessoas não retornem aos locais anteriormente inundados e que permaneçam e segurança. Além disso, a Defesa Civil do RS pede que aqueles que morem em áreas com encostas ou declives acentuados fiquem atentos aos sinais de deslizamento de terra, como:

– rachaduras nas paredes ou piso;

– barulho ou pequenas vibrações que venham do telhado, piso e paredes;

– árvores, postes ou cercas inclinadas.

Ao identificar qualquer um desses sinais, é preciso que os moradores evacuem imediatamente e acionem a emergência pelos telefones 190 ou 193.

Trânsito comprometido em Montenegro

Desde o que o Rio Caí começou a subir, diversas ruas em Montenegro estão sendo alagadas novamente. De acordo com a Defesa Civil do municípios, há locais onde já não passa mais carro. Os locais afetados são os bairros Olaria, Ferroviário, Industrial, Municipal, Volta do Anacleto e Porto Garibaldi.

Por lá o rio tem cota de inundação de 6 metros. A medição das 14 horas deste domingo (12), indicava 7,30 metros. O nível do rio vinha subindo em média 8 centímetros por hora no município.

Desde sábado, a Defesa Civil alertava para o risco da enchente. O aviso era para que as pessoas de áreas de risco saíssem o quanto antes. Os escombros nas ruas, deixados pela primeira cheia, poderiam dificultar o resgate de pessoas caso elas quisessem permanecer em casa com essa nova enchente.

Estrada e ponte bloqueadas por conta da cheia

Neste domingo, a RS-124 foi bloqueada no trecho entre São Sebastião do Caí e Pareci Novo. E o acesso de São Sebastião para Harmonia, pelas pontes, também está bloqueado. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade