abc+

MAIS UMA CHEIA

Rio Caí transborda e famílias são removidas de casa; Defesa Civil alerta para inundação também no Rio dos Sinos

Em São Sebastião do Caí cinco famílias ribeirinhas foram levadas para abrigo no final da tarde desta segunda. Expectativa é que o rio ultrapasse os 12 metros

Suelen Schaumloeffel Olkoski
Publicado em: 13/11/2023 às 22h:33 Última atualização: 13/11/2023 às 22h:34
Publicidade

Na noite desta segunda-feira (13) o Rio Caí entrou na cota de inundação (acima dos 10,5 metros), pouco depois das 19 horas, em São Sebastião do Caí. Na medição das 21 horas, conforme o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), na barca o rio havia chegado a 10,84 metros. No final da manhã, o nível era de 8,48, às 11h30. Ou seja, em 10 horas o rio avançou 2,36 metros.

Remoção de famílias ribeirinhas começou no finla da tarde de segunda, em razão do nível do rio estar avançando | Jornal NH



Remoção de famílias ribeirinhas começou no finla da tarde de segunda, em razão do nível do rio estar avançando

Foto: Defesa Civl de São Sebastião do Caí

Segundo a Defesa Civil da cidade, as primeiras famílias atingidas já foram removidas dos locais de risco no final da tarde. Às 22 horas a equipes concluíram a retirada preventiva das famílias ribeirinhas, que são as primeiras a serem atigidas pelas águas do Caí. A previsão é que o rio alcance o nível de 12 metros ao longo da noite. Cinco famílias, 18 pessoas, foram removidas ao Ginásio Rio Branco. As equipes seguem em prontidão, caso sejam necessárias novas ações.



Em Montenegro a cada hora a situação exige mais atenção, já que a água segue descendo em direção da cidade. Às 21h30, segundo o SGB, o rio estava em 5,72 metros, apenas alguns centímetros abaixo da cota de inundação, que é 6 metros.

De forma preventiva, os moradores das áreas mais baixas da cidade estão sendo orientados a levantar seus móveis. “O risco de enchente é grande e ela pode chegar durante a madrugada. Por isso, é importante ficar atento”, avisa o coordenador da Defesa Civil no município, Clóvis Pereira.

Alerta para o Sinos e outros rios

Também na noite desta segunda, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para inundação do Rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara, no Vale do Paranhana. O alerta, emitido por volta das 19h30, é válido por 24 horas.

Em Taquara, o coordenador da Defesa Civil, Alessandro Santos, informa que o Sinos subiu durante o dia, mas estabilizou nas últimas horas, porém segue fora da calha em algumas regiões, mas sem deixar desabrigados ou desalojados. A situação seria monitorada ao longo da noite.

O mesmo alerta de inundações também foi emitido para o Rio Gravataí (em todo seu curso), Rio Santa Maria (a partir de Dom Pedrito até Rosário do Sul) e Rio Jacuí (a partir de Cachoeira do Sul até Triunfo). O órgão estadual orienta que a população que vive próximo ao curso do rio busque informações com a Defesa Civil de sua cidade sobre medidas de prevenção e adote os cuidados necessário com antecedência.

Mais cuidado

Além da chuva intensa que já atinge o Estado desde o fim de semana, o alerta é reforçado pela previsão de mais episódios de chuva intensa e tempestades em algumas regiões, especialmente na metade Norte.

A MetSul Meteorologia pontua que as bacias de maior risco de inundações são aquelas que cortam o Noroeste, o Norte, o Centro e o Nordeste do estado, o que inclui as bacias que cortam os vales (Taquari, Caí, Sinos e Paranhana) assim como o Jacuí e o Uruguai, além de rios menores.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade