O recuo do Rio Caí para o leito, entre a noite de ontem e manhã desta terça-feira (18), traz alívio para moradores de São Sebastião do Caí, que enfrentam a terceira enchente em aproximadamente 45 dias. De acordo com a prefeitura, o nível do rio baixou 90 centímetros em seis horas, entre a meia-noite e às 6 horas desta terça-feira.
Contudo, ainda há bairros com ruas e casas alagadas no município, especialmente nos bairros Navegantes e Vila Rica, já que o rio está em 12,88 metros e a cota de inundação é de 10,5 metros. Por conta disso, especialmente pelos alertas que indicam a chegada de mais chuva, o município ainda mantém cerca de 500 moradores em seis abrigos.
Em Montenegro, o nível do Rio Caí estabilizou na manhã desta terça-feira em 7,6 metros, sendo que a cota de inundação é de 6 metros na cidade. De acordo com a Defesa Civil, 180 pessoas foram retiradas de casa e estão abrigadas em espaços disponibilizados pela prefeitura. Há outras 1.100 pessoas desalojadas, que saíram de suas casas, localizadas em áreas alagadas, e foram para a casa de familiares e amigos até que a água baixe.
LEIA TAMBÉM