Inaugurada nesta terça-feira (24) a Subestação Ivoti deve atender 70 mil moradores da região, segundo a projeção da RGE, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica.
Com investimentos de R$ 37,1 milhões, a nova subestação, localizada no bairro União, deve atender integralmente as cidades Ivoti, Presidente Lucena, Lindolfo Collor e parcialmente as cidades de Estância Velha e Dois Irmãos.
A nova estrutura tem dois transformadores e seis módulos de alimentadores, totalizando uma potência de 30 MVA. Com isso, a RGE espera reduzir o carregamento dos equipamentos já existentes. “Esse investimento garante um serviço de qualidade que terá um impacto muito positivo para a região como um todo”, afirma o gerente de Engenharia da RGE, Rodrigo Moehlecke Scheffer, que garante que o novo sistema é mais robusto.
Segundo a RGE, atualmente Ivoti conta com 83% dos postes de energia elétrica em concreto. Diretor-presidente da concessionária, Marco Antonio Villela de Abreu, projeta que nos próximos três anos não existam mais postes de madeira na cidade. “Nosso foco é melhorar cada vez mais a infraestrutura elétrica da região, criando as condições para o desenvolvimento econômico e social.”
Desenvolvimento econômico
Prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann projeta um impacto econômico positivo a partir da maior capacidade energética proporcionada pela nova subestação. “Quando a gente fala de pessoas, não podemos deixar de mencionar também os órgãos públicos, escolas, praças, todos os estabelecimentos e também aquilo que movimenta o município, que são as empresas e os pagadores de impostos. Então, com essa melhoria, com certeza, não estão só ajudando as pessoas que residem, mas também todos os empreendimento.”
Além da presença do prefeito de Ivoti e do diretor-presidente da RGE, a solenidade contou com a participação do prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne, e seu vice-prefeito, Gilnei Prass, o prefeito de Presidente Lucena, Gilmar Führ, funcionários da RGE, secretários municipais e vereadores de Ivoti.
LEIA TAMBÉM