Criado por um grupo de alunos do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o projeto “RevisãoOnline” conquistou o primeiro lugar na categoria Aplicativos Educacionais (APPs.Edu) do XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) realizado entre os dias 6 e 10 de novembro.
O aplicativo criado pelos estudantes canoenses permite interação entre estudantes para revisão de redações com base nas competências solicitadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Essa vitória traz o reconhecimento que o projeto tanto merece. Um projeto desenvolvido por alunos, sob a orientação e coordenação atenta e motivada do professor Márcio Bigolin, que leva o nome do Instituto Federal e, mais ainda, do Campus Canoas, por onde passa”, destaca a diretora-geral e professora do campus, Patrícia Hübler.
O CBIE é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que promove e incentiva trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação.
“A conquista do prêmio é um orgulho e uma honra, para todos nós, servidores do Campus Canoas, acompanharmos os resultados do “RevisãoOnline”. Um projeto desenvolvido na educação para a educação”, avalia Patrícia.
Na plataforma, além do espaço para produção textual, são disponibilizadas ferramentas de inteligência artificial para a correção das redações, envolvendo questões como correção ortográfica, complexidade textual e análise morfológica, que visa o aprimoramento da redação avaliada.
Criação e funcionamento do site
A plataforma colaborativa foi criada pelos estudantes Ana Carolina Barreto Link, e Gabriel Zanella Bardini. O site oferece de forma gratuita a revisão de textos no formato dissertativo-argumentativo, modelo utilizado pelo Enem.
Para utilizar o “RevisãoOnline” é necessário fazer um cadastro. O usuário escreve sua redação e submete para revisão. Outros dois usuários cadastrados receberão o texto, farão a correção e darão o retorno. Em contrapartida, para receber as correções, o usuário recebe outras duas redações para corrigir e devolver ao sistema.
O programa também tem como ferramenta a base de cinco principais competências sugeridas, e são base da correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Participantes do projeto e usuários da plataforma
Atualmente, o projeto conta com a participação de oito alunos do Campus Canoas do IFRS. São eles: Gabriel Zanella Bardini, Bianca Erthal de Mesquita, Danielle Souza Duarte, Camille de Souza Macedo, Ana Luiza Freire da Silva, Giovani Ferreira Alen Coi e Beatriz Carbonera da Silva. Os estudantes são orientados pelo professor Márcio Bigolin.
O “RevisãoOnline” possui mais de 5,6 mil usuários ativos no Brasil. O dado é nacional, pois ainda não estão contabilizados os usuários de Língua Espanhola, uma vez que o programa foi traduzido e apresentado na Universidad de la República Uruguay (Udelar) neste ano.
LEIA TAMBÉM