Uma reunião realizada nesta terça-feira (26) no Palácio do Planalto, em Brasília, discutiu a criação da Universidade Federal do Nordeste do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma demanda histórica da região da Serra Gaúcha.
Pelo governo participaram da reunião os ministros Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicação Social). Representando a região da Serra estavam deputados, prefeitos, vereadores e demais lideranças.
Por videoconferência, o ministro Camilo Santana destacou que a implantação do campus universitário na região foi uma das demandas mais votadas da plenária do PPA Participativo realizada pelo governo federal no Rio Grande do Sul, o que comprova a prioridade dada ao tema pela população.
“O presidente Lula colocou a educação no PAC e nós sabemos que essa é uma pauta justa trazida por vocês. Esperamos ter uma boa notícia para a região no próximo ano, dentro do conjunto de investimentos no ensino superior”, afirmou.
A deputada federal Denise Pessoa, que aprovou uma emenda de R$ 5 milhões para os estudos de implantação do campus, lembrou que a região nordeste do Rio Grande do Sul tem 48 municípios que, juntos, representam 11% da população e do PIB do Estado.
“Apesar disto, esta é uma região marcada por fortes desigualdades sociais. Uma universidade dará oportunidade para que filhas e filhos dos trabalhadores possam acessar o ensino superior”, reforçou.
O ministro Alexandre Padilha elogiou a mobilização e disse que o potencial econômico e social da região justifica a demanda pela universidade. “Uma nova instituição de ensino superior com certeza contribuirá ainda mais com o desenvolvimento local e estadual”, afirmou.
O ministro Paulo Pimenta, por sua vez, destacou que o encontro do grupo com representantes do governo federal um dia após a celebração do Natal mostra a centralidade dada pelo governo à educação de ensino superior. “O presidente Lula tem um compromisso firme com o processo de expansão das universidades públicas e institutos federais. Receber essa comitiva aqui nesta data é uma demonstração muito clara da prioridade que damos a essa pauta”, concluiu.
LEIA TAMBÉM