abc+

EM BRASÍLIA

Reunião no Palácio do Planalto discute criação da Universidade Federal do Nordeste do Rio Grande do Sul

Demanda histórica da região da Serra Gaúcha foi levada ao governo por deputados, prefeitos, vereadores e demais lideranças da região

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 26/12/2023 às 20h:19 Última atualização: 26/12/2023 às 20h:20
Publicidade

Uma reunião realizada nesta terça-feira (26) no Palácio do Planalto, em Brasília, discutiu a criação da Universidade Federal do Nordeste do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma demanda histórica da região da Serra Gaúcha.

Reunião debateu, em Brasília, criação da Universidade Federal do Nordeste do RS



Reunião debateu, em Brasília, criação da Universidade Federal do Nordeste do RS

Foto: Isabella Almada/Secom

Pelo governo participaram da reunião os ministros Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicação Social). Representando a região da Serra estavam deputados, prefeitos, vereadores e demais lideranças.

Por videoconferência, o ministro Camilo Santana destacou que a implantação do campus universitário na região foi uma das demandas mais votadas da plenária do PPA Participativo realizada pelo governo federal no Rio Grande do Sul, o que comprova a prioridade dada ao tema pela população.

“O presidente Lula colocou a educação no PAC e nós sabemos que essa é uma pauta justa trazida por vocês. Esperamos ter uma boa notícia para a região no próximo ano, dentro do conjunto de investimentos no ensino superior”, afirmou.

A deputada federal Denise Pessoa, que aprovou uma emenda de R$ 5 milhões para os estudos de implantação do campus, lembrou que a região nordeste do Rio Grande do Sul tem 48 municípios que, juntos, representam 11% da população e do PIB do Estado.

“Apesar disto, esta é uma região marcada por fortes desigualdades sociais. Uma universidade dará oportunidade para que filhas e filhos dos trabalhadores possam acessar o ensino superior”, reforçou.

O ministro Alexandre Padilha elogiou a mobilização e disse que o potencial econômico e social da região justifica a demanda pela universidade. “Uma nova instituição de ensino superior com certeza contribuirá ainda mais com o desenvolvimento local e estadual”, afirmou.

O ministro Paulo Pimenta, por sua vez, destacou que o encontro do grupo com representantes do governo federal um dia após a celebração do Natal mostra a centralidade dada pelo governo à educação de ensino superior. “O presidente Lula tem um compromisso firme com o processo de expansão das universidades públicas e institutos federais. Receber essa comitiva aqui nesta data é uma demonstração muito clara da prioridade que damos a essa pauta”, concluiu.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade