Economia

Retorno do investimento em energia solar passa pela qualidade do projeto

A escolha por projetos personalizados e o acompanhamento de uma empresa especializada são fatores decisivos para garantir o retorno do valor aplicado na usina fotovoltaica

Publicado em: 30/01/2023 12:03
Última atualização: 22/01/2024 15:36

Conteúdo Especial | Núcleo 360

O mercado de energia solar vem crescendo no Brasil e no mundo, tornando-se mais acessível a cada dia. Contudo, por ser relativamente novo e por estar em constante mudança, este mercado é “aquecido”, ou seja, diariamente surgem novas empresas no segmento. Diante disso, na hora de optar pela instalação e decidir os detalhes do projeto, torna-se imprescindível a escolha de uma empresa séria que atenda às necessidades e compense o valor investido.

Em muitos casos, novos entrantes do mercado acabam por passar uma imagem errada do que realmente é a energia solar, isso porque não são devidamente qualificados na área. Ao iniciar um projeto, é importante observar as singularidades encontradas em cada local, como espaço, orientação solar e padrão de entrada de energia.

Para o engenheiro eletricista Guilherme Sperling Trapp, sócio-fundador da Energy3, de Estância Velha, e com experiência em uma das principais empresas de energia solar da Alemanha, a garantia de um bom retorno de investimento passa por entender que cada projeto tem suas particularidades. “Uma empresa com engenharia própria garante que desde o início do atendimento, da realização do orçamento até a instalação do projeto e pós-venda, a mesma equipe técnica acompanhe o desenvolvimento da proposta personalizada”, salienta, ao frisar que, com frequência, novos entrantes terceirizam etapas do processo, não havendo esse acompanhamento sistêmico e especializado.

Fundada por Trapp em parceria com o engenheiro em Energia Jonatan Vuelma, a Energy3 conta com mais de 10 anos de experiência na área, atendendo projetos em mais de 90 municípios gaúchos e em processo de expansão para outros estados onde já possui obras. São mais de 100 mil painéis solares instalados em cerca de 1,5 mil projetos já executados e homologados, gerando energia equivalente para abastecer mais de 20 mil residências. São instalações em comércios e indústrias, residências, hospitais, escolas, universidades, bem como soluções agropecuárias. “Confiar na experiência e capacidade de uma empresa com qualidade técnica até na instalação é a certeza de que um projeto de alto valor agregado será convertido em um retorno muito maior ao longo do tempo”, defende. 

A Energy3 foi a responsável pela instalação das placas solares no Tribunal de Contas do Estado, em Porto Alegre. A constante busca pela qualificação da equipe e o cumprimento das exigências técnicas e de segurança habilitou a empresa a fechar importantes projetos e parcerias. “Este foi um grande passo, que nos posicionou como uma empresa de alto nível por termos uma das melhores equipes em nível nacional, uma equipe que cumpre os mais altos requisitos das multinacionais, pois este virou o nosso padrão de qualidade”, destacam os sócios.

Ckecklist da empresa confiável

O engenheiro Guilherme Trapp preparou um guia de perguntas que devem ser feitas para identificar se a empresa de energia solar contratada é confiável. Confira a seguir:

  1. Há quantos anos a empresa atua no mercado de energia solar fotovoltaica? Para isso, consulte o CNPJ.
  2. Onde fica a sede da empresa? Verifique se ela não existe apenas na Internet.

  3. Quais instalações já foram feitas por essa empresa? Sempre pesquise a reputação da empresa, se possível, converse com amigos ou conhecidos que já tenham instalado com essa empresa e busque por informações.

  4. A empresa conta com uma equipe própria de engenheiros e técnicos que acompanharão todo o processo de instalação da energia solar?

  5. A equipe de instaladores é treinada? Muitas empresas sequer têm os treinamentos básicos de conhecimento e de segurança. Não corra este risco.

  6. Como é feito o acompanhamento de cada projeto após a instalação?

  7. Quais as marcas dos equipamentos? Dados estão bem detalhados? Desconfie de empresas que omitem informações.

Está construindo? Prepare sua obra para o futuro

De acordo com o engenheiro Jonatan Vuelma, planejar a obra para receber a energia solar é sinônimo de economia. Isso porque, com planejamento prévio, a estrutura de instalação tende a ficar menos complexa, o que pode diminuir os custos totais. Confira a recomendação do profissional para os principais elementos da obra que devem ser observados para otimizar a instalação da energia solar:

ÁREA DE INSTALAÇÃO:
Certifique-se de que haverá área suficiente para instalar o número de módulos necessários para o seu projeto. Ademais, é recomendado que o telhado esteja com inclinação para o Norte e que não haja sombras no local a ser realizada a instalação. A melhor medida é solicitar ao seu arquiteto ou engenheiro para prever o sistema solar fotovoltaico já no início do projeto.

PROJETO ELÉTRICO:
É necessário que o projeto elétrico do local esteja adequado para conseguir transmitir a energia gerada. Por conta disso, recomenda-se a supervisão prévia de um Engenheiro Eletricista antes da instalação de Energia Solar, para garantir que a fiação possa aguentar a energia gerada.

INVERSOR:
Sendo o objeto mais importante do Sistema Gerador, o Inversor deve ser instalado em um local arejado e seco. Além disso, necessita-se deixar esperas com eletrodutos deste local para o telhado e para o quadro de energia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas