O retorno da circulação de passageiros nos saguões do Aeroporto Salgado Filho representou um primeiro passo rumo à normalidade em Porto Alegre e na região metropolitana. Depois de mais de um mês de operação provisória no ParkShopping Canoas, os procedimentos de embarque e desembarque voltaram a ser feitos no Salgado Filho nesta segunda-feira (15).
CLIQUE PARA LER: Fraport vai a Brasília discutir prazo para retomar voos no Aeroporto Salgado Filho
Em fevereiro, a advogada Adriana Rohr, de 49 anos, e sua família embarcaram no Salgado Filho pela última vez antes da enchente.
“Hoje é a primeira vez que voltamos depois da cheia. Nosso voo estava inclusive programado para partir do shopping em Canoas, mas hoje conseguimos embarcar aqui. Até o momento, está tudo super normal e tranquilo”, relatou. Junto do marido e dos filhos, Adriana partiu em viagem de férias para Paris, com conexão em São Paulo.
Agora, os voos seguem partindo e pousando na Base Aérea de Canoas (Baco), e houve mudanças nas áreas internas do Salgado Filho. O check-in nacional ocorre na área onde ficava o check-in internacional, no segundo piso, e o setor de inspeção de segurança foi instalado no terceiro pavimento.
LEIA TAMBÉM: O que aponta o laudo sobre a situação da pista e qual o plano da Fraport
“Costumo viajar bastante a São Paulo a trabalho, mas hoje estou saindo de férias com a família. Estávamos preocupados porque não tínhamos certeza de onde ia sair o voo. É estranho ver o aeroporto assim, mais vazio”, contou o engenheiro Claudiomar Costa, 49, que estava de partida para a Bahia com a esposa e os filhos.
VOCÊ PRECISA VER ISSO: Equipamentos gigantes importados da Itália chegam ao RS para reforma do Salgado Filho
Previsão de aumento dos voos
O movimento de passageiros no Salgado Filho está longe de ser o mesmo visto antes das enchentes que abalaram o Estado em maio, mas este retorno parcial é o primeiro passo para uma retomada plena das atividades.
“Hoje é um dia de muita alegria, nossa esperança é oferecer uma melhoria no atendimento fornecido aos passageiros, queremos ver cada vez mais gente circulando por aqui”, comentou o diretor de operações da Fraport, Fabrício Cardoso.
A concessionária já realizou uma reunião com a Base Aérea de Canoas e as companhias aéreas visando o aumento dos voos oferecidos.
“O cenário é bem favorável para oferecermos mais voos, talvez já no mês de agosto”, afirma o diretor de operações. “Na reunião, todos se mostraram favoráveis à ampliação”.
Nesta terça-feira (16), o número de voos oferecidos pela companhia aérea Gol vai passar de 9 para 13. A ampliação havia sido anunciada no início de julho.
Economia volta a circular no Aeroporto
Mesmo que com circulação parcial, o retorno já anima comerciantes que operam no aeroporto. “Achamos que o movimento seria fraco, mas está bem movimentado. Seguimos com a equipe reduzida, até o Salgado Filho voltar ao normal”, conta a atendente de café Simone Fraga, 47.
Profissionais do setor de turismo também aguardavam pelo retorno dos passageiros ao aeroporto. “Estamos com muitas expectativas e super felizes de estar de volta. Ficamos com os ônibus no shopping e na rodoviária, mas hoje já estamos com vários horários disponíveis rumo a serra”, comenta a supervisora de uma empresa de turismo, Alaides Mattone.
O motorista de táxi Leandro dos Santos Oliveira, 66, teve de mudar sua rotina por conta do aeroporto. “Aqui é meu ponto, nesse período de fechamento fiquei circulando em supermercados, hotéis e hospitais. A retomada já está acontecendo, já fiz uma corrida hoje. Fica a esperança das coisas voltarem a acontecer como antes”, diz o motorista.
Encerramento no ParkShopping
O terminal temporário no ParkShopping Canoas encerrou as operações nesse domingo (14). Os últimos passageiros embarcaram já na expectativa do retorno ao Salgado Filho. A estrutura montada pela Fraport no local já está em processo de desmontagem.
LEIA TAMBÉM
A assessoria do ParkShopping Canoas afirma que a estrutura vai ser totalmente desmontada até quarta-feira (17).
- Categorias
- Tags