A restauração da Casa do Imigrante, localizada no bairro Feitoria, em São Leopoldo, está nas mãos do governo do Estado do RS há mais de um ano. A expectativa era tê-la pronta em 2024. No entanto, faltando pouco para terminar 2023, o estado da Casa do Imigrante continua o mesmo.
Contemplado pelo programa Iconicidades, o projeto foi selecionado em 25 de julho de 2022, com um orçamento de R$ 607.321,14. A Casa do Imigrante está parcialmente destruída desde março de 2019, quando parte de sua estrutura ruiu da noite para o dia.
Projeto parado
O diretor de Cultura de São Leopoldo, Jari da Rocha, afirma que a gestão municipal só conseguirá dar andamento ao projeto após a resposta do governo do Estado. “Para encaminhar a contratação de empresa para realização desta obra, dependemos da entrega oficial dos projetos pelo escritório vencedor, mediante convênio com o Estado, o qual já foi protocolado”, diz.
“Seguimos em contato direto com a equipe do governo do Estado para assinatura do Termo de Convênio, que está em análise pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado”, continua. Ainda segundo Jari, o Termo de Convênio está com o Estado desde o dia 6.
O vice-presidente do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Cássio Tagliari, reclama da demora para a finalização da análise. “Nada anda e todos acham uma norma qualquer para culpar. Essa obra dificilmente ficará pronta em 2024”, desabafa.
O presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, também tem expectativas em relação à revitalização. “Estou torcendo muito para que a Casa do Imigrante receba a tão merecida e planejada reforma”, comenta.
Sem previsão
Questionado sobre o prazo de finalização da reforma, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, Hiparcio Stoffel, alega que ainda não é possível projetar essa data. “Antes, é preciso escolher a empresa que fará as obras. As datas dependem da modalidade de contratação que o município escolherá, se será licitação, se será outro convênio…”.
Ele diz que essas informações só poderão ser anunciadas na assinatura do Termo de Convênio para a execução das obras, que, segundo ele, deve ocorrer em “algumas semanas”.
“Tecnicamente o projeto está validado e está sendo protocolado nos órgãos da prefeitura e dos bombeiros para análises. Simultaneamente estamos criando o convênio junto ao município”. Sobre a demora para finalizar as documentações, Stoffel diz: “Estamos tratando de tal maneira para que o convênio seja o momento em que o projeto é definitivamente entregue.”
Casa já estava fechada há cinco anos quando ruiu
Parte da Casa do Imigrante conhecida como Anexo, no bairro Feitoria, desabou em 5 de março de 2019. Na época, o então secretário de Cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcellos, informou que a última reforma feita no local havia sido em 2011. Quando ruiu, o ponto turístico já estava fechado para visitações desde 2014 por conta de goteiras e problemas no telhado.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags