MAIS INSTABILIDADE
Região Sul do Brasil deve se preparar para novo episódio de chuva excessiva; veja o que diz a meteorologista Estael Sias
Pontos isolados podem registrar acumulados de 300 mm a 400 mm em 10 dias. Veja as áreas mais afetadas
Última atualização: 24/10/2023 18:37
Vem mais chuva para a região Sul do Brasil nos próximos 10 dias. Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, um novo evento de chuva extrema vai trazer acumulados muito altos, especialmente no Paraná e em Santa Catarina.
Esta é a região brasileira que mais preocupa os meteorologistas em função do alto volume, que ocorre em consequência com a atuação do El Niño.
Apesar da maior parte da precipitação se concentrar no território catarinense e paranaense, não quer dizer que o Rio Grande do Sul não terá chuva. Pontos do RS podem registrar instabilidade entre esta terça (24) e quarta (25). Há alerta de temporal emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o nordeste e noroeste gaúcho até as 10 horas de quarta.
O sol deve voltar a aparecer na quinta (26), mas não por muito tempo, visto que é esperado um novo episódio de instabilidade na sexta-feira (27). O fim de semana deve ser marcado pela chuva.
Maiores acumulados
Boa parte de Santa Catarina e do Paraná terá acumulados de 100 mm a 200 mm nos próximos dez dias. A região do Alto Uruguai também deve registrar volumes semelhantes neste período. "Acredito que a parte mais crítica desse volume vai se concentrar nos últimos dias de outubro, mais para o final dessa semana", observa a meteorologista.
Estael faz alerta de que uma extensa área registrará acumulados de 200 mm a 300 mm, com marcas isoladas de até 400 mm. Inevitavelmente, toda essa água vai levar a inundações, cheias de rios, enchentes e deslizamentos de terra "em quadro hidrológico de altíssimo risco".