O Rio Grande do Sul teve nesta segunda-feira (11) o dia mais quente do inverno, com máxima de 36,6 graus em Campo Bom, no Vale do Sinos, segundo estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde 14 de fevereiro não fazia tanto calor na região. À noite, porém, enquanto fazia 30 graus em Campo Bom teve temporal na Campanha e vendaval na Fronteira Oeste e na Grande Porto Alegre.
EL NIÑO: ESTADO TERÁ OUTROS EPISÓDIOS DE CALAMIDADE NOS PRÓXIMOS MESES
Segundo a MetSul Meteorologia, no início da noite desta segunda houve queda de granizo em Pinheiro Machado. Em Uruguaiana o vendaval derrubou um enorme letreiro de supermercado. Motoristas registraram forte tempestade em pontos como o pedágio de Pelotas e em Bagé. A Prefeitura de Pelotas suspendeu as aulas na rede municipal até esta quarta.
VEJA AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A TRAGÉDIA NO VALE DO TAQUARI
No fim da noite o vento forte chegou à Região Metropolitana, derrubando uma árvore sobre a BR-290 em Eldorado do Sul. O trânsito ficou em meia pista. Pouco antes da meia-noite o vento chegou a 76 quilômetros por hora no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Aviões arremeteram – o que é normal quando venta forte – e pilotos reportaram muita turbulência. Também houve falta de luz em bairros de Porto Alegre.
POR QUE NOVO HAMBURGO E SAPIRANGA ESTÃO EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA?
O mau tempo é provocado por uma instabilidade que está avançando do Uruguai e da Argentina para o Rio Grande do Sul. Ao longo da terça-feira chove forte e esfria na Metade Sul gaúcha, enquanto que na parte norte o tempo segue abafado. A MetSul alerta para o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul ao longo do dia. Na Região Metropolitana deve chover apenas na segunda metade do dia.
Nesta quarta-feira, um centro de baixa pressão reforça a instabilidade em todo o Estado com chuva forte em diversos pontos, vento com rajadas e temporais isolados. Este centro de baixa formará depois um ciclone na costa que trará sol, chuva e vento por vezes forte na quinta-feira.
“Segue o alerta de volumes excessivos de chuva para o Centro, Oeste e o Sul do Estado até quinta com marcas de 100 a 200 milímetros, e isoladamente superiores, o que vai levar a novas cheias de rios e agravar as que já ocorrem”, informa a MetSul.
LEIA TAMBÉM