De 1.º de janeiro até o dia 20 de fevereiro, mais de 700 animais entre cães e gatos foram castrados gratuitamente em programas assistenciais desenvolvidos pelas prefeituras de cidades da região. Ao todo, no período, foram realizadas 772 esterilizações na área de cobertura do Jornal VS, sendo 440 em Esteio, 207 em São Leopoldo (somente em janeiro, já que a parcial de fevereiro ainda não foi computada), 95 em Portão e 30 em Sapucaia do Sul.
As cirurgias, disponibilizadas sem custo a animais tutelados por famílias em situação de vulnerabilidade social ou de rua, visam, principalmente, a ajudar no controle populacional dos animais e prevenir a proliferação de doenças.
“A importância das castrações é justamente evitar o aumento da população de animais semidomiciliados, aqueles que têm tutores, mas com livre acesso à rua, ou de rua. Além de prevenir doenças como piometra (infecção uterina), TVT (tumor venéreo transmissível) e também ferimentos em decorrência das brigas entre os cães quando tem uma cadela no cio”, explica o veterinário e titular da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) de São Leopoldo, Walter Verbist.
Cadastro leopoldense
Em São Leopoldo, o cadastro de interessados nas castrações é realizado presencialmente na sede da Sempa, localizada na Rua Eduardo Almeida, 1.340, no bairro São Miguel, das 9 às 14 horas, nas segundas, quartas e quintas-feiras. Aos interessados, é necessária a apresentação de cópias do RG, comprovante de residência e do benefício social ou comprovante de renda.
O limite é de cinco animais por CPF para quem recebe até R$ 2,5 mil por mês. Para quem recebe benefício social não tem limite de animais por CPF. A medicação do período pós-operatório é por conta do tutor e todos os animais castrados receberão chip de identificação. O não comparecimento implica na perda da oportunidade de fazer o procedimento. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da Sempa (51) 99766-6152.
Solicitações em Sapucaia e Portão
Em Sapucaia, a solicitação deve ser feita no setor de Bem-Estar Animal, na Avenida Castro Alves n.° 246. O tutor do animal deve apresentar comprovante de residência, de inscrição no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e comprovante de recebimento de benefício social.
Em Portão, para solicitar a castração é preciso abrir protocolo direto na prefeitura ou pelo site, apresentando documentos de identificação, cadastro baixa renda, autorização da ONG, em caso de adoção, e formulários que precisam ser preenchidos com os dados dos animais. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 99702-9913.
Mutirão esteiense
Em Esteio, entre os dias 20 e 21 de fevereiro, foi realizado o primeiro mutirão de castrações do ano. A ação, que ocorreu no bairro Parque Primavera, beneficiou 183 animais. O número se somou aos outros 253 cães e gatos que haviam sido castrados em janeiro, zerando a fila de espera pelo procedimento na cidade. De acordo com a coordenadora do Centro de Bem-Estar Animal, Luciane Baretta, mais 300 castrações devem ser realizadas até o início de março.
Na cidade, o serviço é direcionado a animais de rua, comunitários e com tutores residentes em áreas especiais de interesse social. A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541- 0400 ou pessoalmente na Rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18 horas. Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags