PREVISÃO DO TEMPO
TEMPESTADE: Região metropolitana de Porto Alegre está entre as áreas com maior risco de chuva extrema, alerta Metsul
Volume de chuva na capital desde sábado (27) já soma 100 mm e tendência é de chover muito ainda com transtornos
Última atualização: 30/04/2024 10:08
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta na noite desta segunda-feira, informando que Porto Alegre e região estão prestes a enfrentar uma semana marcada por chuvas excepcionais a extremas. Os acumulados podem ultrapassar em muito a média mensal de precipitação (114,4 mm no caso de abril e 112,8 mm para maio), atingindo valores alarmantes.
Nas últimas horas, a Capital já experimentou instabilidade, com os maiores registros de chuva no Sul. Na estação de Belém Novo, foram 58 mm, enquanto no Jardim Botânico chegou a 51 mm até às 20h desta segunda-feira. Muitos bairros somam no período 70 mm a 100 mm.
A previsão para os próximos dias é de chuva persistente. O ar quente e instável manterá as condições propícias, com expectativa de chuva forte e torrencial na terça e quarta-feira (1º). Na quinta, uma frente fria trará mais chuvas intensas, embora ao longo do dia a instabilidade diminua. Na sexta, apesar de uma pausa temporária, há possibilidade de retorno da chuva à noite, persistindo até o sábado (4).
Os modelos computadorizados indicam volumes preocupantes, colocando Porto Alegre e arredores entre as áreas mais afetadas do estado.
Diante desse cenário, a MetSul alerta para o alto risco de alagamentos, inundações, deslizamentos de encostas e quedas de árvores na capital. Apesar de intervalos de melhoria, a chuva será, em muitos momentos, forte e torrencial, com volumes significativos em curtos períodos.
Apesar das preocupações, não há iminência de cheias do Guaíba, que dependem mais das chuvas no interior do que na própria cidade. Até o momento, o nível do Guaíba está relativamente baixo, registrando 1,16 metro no Cais Mauá no início da noite.