abc+

VOTAÇÃO

Região das Hortênsias já pode votar nos projetos prioritários através da Consulta Popular; saiba como

A iniciativa do governo do Estado permite à população decidir as prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento estadual

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 02/12/2024 às 13h:13 Última atualização: 02/12/2024 às 13h:14
Publicidade

A votação da Consulta Popular 2024 começou na manhã desta segunda-feira (2). A iniciativa do governo do Estado permite à população decidir as prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento estadual.

Votação da Consulta Popular começa nesta segunda-feira (2)



Votação da Consulta Popular começa nesta segunda-feira (2)

Foto: Ubiratan Júnior/GES-Especial

Neste ano, além da votação pelo portal oficial (consultapopular.rs.gov.br), os cidadãos também podem participar pelo WhatsApp, utilizando o número (51) 3210-3260. Os dois canais estarão abertos até as 23h59 da sexta-feira (6).

Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular é um mecanismo participativo consolidado, que permite aos cidadãos colaborar diretamente na definição das prioridades para o orçamento do Estado.

LEIA TAMBÉM: Primeirona de Gramado tem Unidos Futsal como campeão

Em 2024, a população apresentou 1.120 sugestões de projetos, um aumento de 31% em relação ao ano anterior. 

Como participar

Pelo site: acesse o portal da Consulta Popular; informe o número do seu título de eleitor; escolha a ação que você considera mais importante para sua região.

VEJA AINDA: Manutenção em pistas de rodovia de Gramado podem ocasionar alterações no trânsito; entenda

Se não tiver o número do título em mãos, você pode consultá-lo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link estará disponível na página de votação.

Pelo WhatsApp: envie uma mensagem para o número informado e siga as instruções para registrar seu voto.

Após fornecer os dados, você será direcionado para a cédula de votação regional, que apresenta de duas a seis ações definidas previamente com base no Caderno de Demandas Elegíveis elaborado nas Assembleias Ampliadas realizadas em novembro em todos os Coredes.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade