abc+

SÃO LEOPOLDO

Rede subterrânea da Rua Independência deve começar a funcionar no próximo domingo

RGE programa iniciar o funcionamento da nova rede da Rua Independência em três quadras da via

Priscila Carvalho
Publicado em: 04/12/2024 às 07h:32
Publicidade

A partir do próximo domingo (8), a nova rede subterrânea da Rua Independência deve entrar em funcionamento em três quadras da via, conhecida também como Rua Grande, no Centro de São Leopoldo. Com isso, a revitalização nestes trechos poderá entrar na última etapa, a de retirada dos postes e fiação.

Postes e fiação sairão da Rua Independência



Postes e fiação sairão da Rua Independência

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

O engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Frederico Petry, lembrou que a RGE realizou a energização do sistema subterrâneo no dia 7 de novembro. Desde então, todas as redes de baixa e média tensão, bem como os transformadores do trecho, estão com energia.

“Após 30 dias de teste, está autorizado migrar a alimentação dos consumidores da rua, desconectando os cabos que ligam aos postes e conectando novos cabos que interligam com a rede subterrânea. Os desligamentos programados dos clientes foram determinados pela RGE para acontecer entre os dias 8 e 10 de dezembro”, reforçou.

LEIA TAMBÉM: Pais criam vaquinha para tratamento de jovem com paralisia cerebral; saiba como ajudar

Segundo ele, as equipes da Instaladora Elétrica Mercúrio, empresa que faz parte do Consórcio São Leopoldo – encarregado da revitalização da Rua Grande -, está adiantando todo o serviço que pode ser feito antes e ficará responsável por migrar os clientes para a rede nova.

O funcionamento da rede subterrânea neste primeiro momento deve ocorrer da Câmara de Vereadores, chamada quadra zero, até a Rua Osvaldo Aranha, no final da segunda quadra da Rua Independência. Neste trecho, os ramais prediais já estão ligados ao sistema subterrâneo.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal NH (@jornalnh)

Retirada dos postes

“Após a migração de todos os clientes, prevista para o final da semana que vem, dia 13, se as condições climáticas permitirem, a Mercúrio vai desmontar os cabos dos postes e os remover. Cabe à RGE fiscalizar, programar os desligamentos, informar os clientes sobre as indisponibilidades e fazer manutenção da nova rede”, informou Petry.

Empresas de Internet e telefone com prazo

Da mesma forma, as empresas de Telecom, que ainda não finalizaram por completo a ligação dos ramais dos clientes nessas quadras à rede subterrânea de lógica (telefonia e internet) deverão fazêlo.

“A Prefeitura vem mantendo contato estreito com as empresas de Telecomunicações desde antes mesmo do início das obras. Em reuniões ao longo deste tempo, foram trocadas informações, compartilhados projetos e feitas adequações.

VIU ESTA?: PRISCILA DINIZ: Marido de comerciante é solto 43 dias após prisão; entenda

As empresas estão instalando seus cabos nos dutos subterrâneos desde o mês de agosto e, inclusive, algumas delas já estão atendendo seus clientes pela nova infraestrutura”, destacou o engenheiro. Petry salienta que as empresas receberam o prazo para concluir os trabalhos e desocupar os postes até o próximo sábado (7), mas ainda há algum trabalho a ser feito.

“Se não concluírem até o momento da retirada dos cabos de energia, seus clientes podem ficar sem Internet e sem telefone”, pontuou.

5ª quadra com acesso parcial em dezembro

No último sábado (30), foi liberado o trânsito de veículos na quarta quadra da Rua Grande. De acordo com a Semov, a quinta quadra, entre as ruas Presidente Roosevelt e Conceição, deve ser liberado para acesso local até o dia 18 de dezembro, mesmo que parcialmente.

SAIBA MAIS: Veja para quanto vai o salário mínimo regional após deputados aprovarem reajuste

“Não há uma data específica para liberação total com o cruzamento da Rua Conceição, pois existem diversas etapas a serem concluídas e a agilidade da obra vai depender do regime com o qual os trabalhos vão ser retomados em 2025”, ponderou Petry.

Atualmente, na quinta quadra, equipes concluíram a pista de rolamento, a calha coletora da rede pluvial no centro da via e a concretagem da calçada do lado direito da rua.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade