Circula em grupos de WhatsApp o print de uma suposta notícia dando conta que as obras no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, já estariam prontas e que as operações no local só não foram liberadas devido à morosidade do governo federal. A concessionária Fraport foi taxativa ao declarar nesta segunda-feira (26) que “a informação não procede”. O ministro extraordinário da Reconstrução, Paulo Pimenta, também desmentiu a informação.
Procurada pelo Grupo Sinos, a concessionária informou que as obras seguem em andamento. “Estamos avançando na fase 2, conforme o planejamento”, detalhou a Fraport. Segundo a empresa, “a previsão é que tenhamos a pista pronta, de forma parcial, para receber voos a partir de 21 de outubro”.
O prazo é o mesmo que vem sendo trabalhado pela Fraport e pelo governo federal desde julho. A partir deste dia, segundo a empresa, o Salgado Filho voltará a receber voos domésticos. A operação será com pista reduzida, com área útil de 1.700 metros. A parte mais a oeste, na cabeceira junto ao Boulevard Laçador, estará fechada para obras.
A pista de 1.700 metros é suficiente para operação de voos domésticos de média distância, como aqueles para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, por exemplo.
- NA VIZINHANÇA DO AEROPORTO: Avião dos anos 1930 pode ser visitado em Porto Alegre
Mesmo limitado, o Salgado Filho terá pista maior que a do movimentado Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A pista do aeroporto central da Cidade Maravilhosa não chega a 1.400 metros. Já a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é de 1.900 metros.
Segundo a Fraport, as obras na parte oeste da pista devem ser concluídas em dezembro, quando aí sim o Salgado Filho volta a operar normalmente. A pista do aeroporto de Porto Alegre tem 3.200 metros de extensão. A partir da liberação total da pista os voos internacionais começam a ser liberados. Copa Airlines e Latam já confirmam a volta das operações.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags