Samuel Queoma Brocardo Paim, de 33 anos, é conhecido na cena musical de Canoas e região como Muka QR. O assistente de produção de sementes concilia o trabalho convencional com a paixão pelo rap, gênero da música em que se dedica há mais de 10 anos.
O apelido Muka surgiu quando tinha 16 anos. “Meu primeiro patrão me chamava de Samuka, até que ficou Muka quando meus amigos descobriram”, revela. “Embora trabalhasse, minha adolescência foi um pouco conturbada, a música me salvou. Meus pais tinham se separado, tinha acesso fácil a coisas erradas. O rap era como se fosse um pai me dando dicas e orientações, um norte do que é certo”.
Muka começou na música e a cultura do rap e hip hop por meio do grupo canoense Questão de Respeito (QR), onde ficou por 10 anos. “Com eles gravei dois álbuns, quatro videoclipes e participei de festivais e dezenas de shows. Em 2013, ganhamos o prêmio de Melhor Grupo no Festival Microfone de Ouro, em Porto Alegre”, explica.
O grupo está em hiato e Muka diz não saber o futuro musical com os companheiros. “Desde 2020 comecei a investir em minha carreira solo”, ressalta o também produtor cultural e musical.
Dentro do rap, Muka mescla três seguimentos do gênero musical: boombap, love song e trap. O primeiro single lançando foi na pandemia de Covid-19, em setembro de 2020: a música “O poder tá em nossas mãos”. “É algo mágico, a música lapida a mente, ela transforma e salva vidas”, evidencia.
No ano passado, o segundo single intitulado “Vida” foi feito em parceria com a cantora canoense Leny Barcellos. “Ela é uma excelente profissional. Foi uma mistura do rap com a música popular brasileira (MPB) que ela canta”, explica Muka.
LEIA TAMBÉM
Lançamentos
Muka lançou no dia 23 de janeiro, o videoclipe da música “O céu é o limite” que compõe o primeiro álbum de estúdio “Amar é o segredo” previsto para ser lançado daqui um mês. “Serão sete músicas, os três singles já divulgados e quatro músicas inéditas. Está em fase mixagem, 90% concluído”, destaca o rapper.
O músico pretende lançar simultaneamente o álbum e o clipe da música “Segredo”, a data para a estreia ainda não foi definida ainda. “Quero fazer em uma praça pública”.
Futuro na música
A música “Aí Mulher” da cantora Leny Barcellos terá a participação de Muka. “Também será lançada em breve. Estou feliz em estar fazendo parcerias musicais com diferentes estilos”, salienta Muka.
Muka promete fala que o seu álbum de estreia terá a participação de artistas locais, como Rafa Beat, Padrinho, Gabi Pires e Leny Barcellos.
“Tudo é feito de forma artesanal, ainda não vivo da música, mas estou em busca do sonho. Ainda preciso fazer meus ‘corres’ com carteira assinada para me sustentar, tenho uma filha de 13 anos que precisa de mim. Mas tenho fé que vou conseguir viver da música”, finaliza.
- Categorias
- Tags