O TEMPO VIROU

Rajadas de vento chegam a 100 km/h e chuva avança pelo RS com risco de transtornos; veja vídeos

Chuva já foi registrada em cidades do Sul e da Campanha. No início da tarde, a instabilidade alcançou a Grande Porto Alegre

Publicado em: 06/12/2024 14:11
Última atualização: 06/12/2024 14:11

Os primeiros temporais, já previstos desde o início da semana, alcançaram o Rio Grande do Sul ainda na manhã desta sexta-feira (6). Chuva já foi registrada em cidades do Sul e da Campanha. No início da tarde, a instabilidade alcançou a Grande Porto Alegre


Rajadas de vento chegam a 100 km/h e chuva avança pelo RS com risco de transtornos; veja vídeos Foto: MetSul/Reprodução

Segundo a MetSul Meteorologia, houve danos e falta de energia elétrica em alguns municípios gaúchos. "A tendência é que os temporais atinjam mais regiões gaúchas nas próximas horas à medida que a instabilidade que está no Sul do Estado avança para Norte e mais nuvens carregadas se formem no território gaúcho com a muito alta temperatura."

Os temporais da manhã de hoje já foram volumosos. De acordo com dados de estação do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva até o final da manhã desta sexta-feira somava 82 mm em Jaguarão, 30 mm no Chuí e 26 mm em Rio Grande, mas seguia chovendo.

O Inmet também registrou rajadas de 100 km/h na Barra do Chuí, 81 km/h em Rio Grande, 78 km/h em Jaguarão, 67 km/h em Bagé e 64 km/h em Santana do Livramento.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

A previsão da MetSul é que a virada do tempo na área de Porto Alegre aconteça na tarde de hoje com a maioria dos modelos apontando entre 15 horas e 17 horas. No final da manhã, a temperatura chegou a 34ºC na região metropolitana. Com a temperatura bastante alta, cresce o risco de temporais isoladamente fortes a severos nesta segunda metade de sexta-feira no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Onda de tempestades vai terminar com temperaturas de inverno no RS; veja mínimas

"Com os temporais localizados, podem ocorrer alagamentos em algumas cidades por chuva intensa. Há ainda risco de danos, queda de árvores, postes e colapsos de estruturas por ocorrência de vendavais isolados, que em alguns pontos podem ser fortes a intensos pela alta temperatura", adianta a MetSul.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas