DIRETO DA SAPUCAÍ

Rádio ABC 103.3 já no clima do Carnaval

Programação especial começa neste sábado e segue até março

Publicado em: 01/12/2023 11:36
Última atualização: 01/12/2023 11:43

Já diria Dorival Caymmi, quem não gosta de samba, bom sujeito não é. E para não ser taxada de ruim da cabeça ou doente do pé que a Rádio ABC 103.3 FM lança, em pleno dezembro, o seu especial voltado aos festejos carnavalescos. Com o comunicador Cláudio Brito à frente dos microfones, o "ABC no Carnaval" entra oficialmente na grade da rádio do Grupo Sinos neste sábado (2), a partir das 15 horas, com o programa de estreia — que conta ainda com JP Gusmão, Wesley Wierganowiez, Cléber Moscope e Ederson Canalle.


Na Sapucaí, os comunicadores JP Gusmão e Cláudio Brito Foto: Divulgação

E entre os convidados confirmados para a abertura estão Renato Dorneles, Renato Araújo, Elias Costa, Juliano Vieira, Edy Dutra, Vinicius Maroni, Renan Silva Neves e Éder de Barros. Além deste time de peso, Vinicius Brito entrará ao vivo, direto do Rio de Janeiro, trazendo as novidades da Sapucaí.
Gerente de Conteúdo da Rádio ABC, JP Gusmão, detalha que o lançamento oficial é neste sábado, mas que o Carnaval é assunto o ano todo nos microfones da 103.3 FM. "Será mais uma vez uma grande cobertura, vamos falar novamente de muitos locais nesta temporada: Rio de Janeiro, São Paulo e, claro, o nosso carnaval gaúcho", destaca.

No programa de estreia, o intérprete Bruno Martins, da Escola de Samba Bambas da Orgia, de Porto Alegre, estará presente no estúdio da ABC. Para Cláudio Brito, que cobre o Carnaval desde a década de 1980, inclusive acompanhando a inauguração da Sapucaí, em 1984, a proposta é levar o bicentenário da imigração alemã para a avenida.

"O fato de acompanhar sempre o Carnaval do Rio de Janeiro, Porto Alegre e região me fez criar grandes laços profissionais e de amizade com as pessoas envolvidas neste grande espetáculo", diz Brito.

O "ABC no Carnaval" estreia neste sábado, das 15 às 18 horas, e segue na programação até março de 2024, sempre aos sábados. Nos dias de desfiles, a cobertura se intensifica e assume horário especial na grade. A programação especial tem patrocínio ouro da Famurs e Vuelo Merchatho.


Cláudio Brito e Neguinho da Beija-Flor Foto: Divulgação

ENTREVISTA | Cláudio Brito

O que o público pode esperar da programação do Carnaval na ABC?
Muita paixão e verdade. Ou seja, seremos fiéis ao que os compositores, diretores e carnavalescos criarem. Daremos especial atenção aos eventos da nossa região, assim como Porto alegre. Neste ano, temos uma inovação: vamos prestigiar também o carnaval de Rio Pardo. Claro que São Paulo e Rio de Janeiro estão também na nossa grade de programa e transmissões.

Qual a importância de se abrir espaço para o Carnaval na região?
O valor é cultural, nada é mais brasileiro do que o carnalval. Num momento em que vamos festejar os bicentenários de São Leopoldo e da imigração alemã, o ponto dos valores históricos, artísticos e culturais de nossa gente canalizam-se para os desfiles das escolas de samba e de tudo que envolve esse que é o maior espetáculo da terra. A nossa ideia é levar o bicentenário para a Marques de Sapucaí.

Qual o motivo que te faz ser entusiasta da cultura carnavalesca?
Vem da infância, fui criado em ambientes carnavalizados e o que isso me despertou foi que eu mergulhasse num estudo de sambas, enredos e biografias. Outro fator importante foram as amizades. Nomes como Lupicínio, Jamelão e Neguinho da Beija-Flor, que são nomes nacionais, e tantos outros das nossas tribos, escolas e cordões.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas