O radar meteorológico do Estado, que inicialmente seria instalado no Morro São João, em Montenegro, ficará em definitivo no Morro da Polícia, em Porto Alegre. Em 1º de agosto o caminhão guindaste que faria o içamento dos equipamentos tombou enquanto subia o morro São João. O veículo ficou por dias no local, até que conseguiu ser retirado.
Por isso, na época a Defesa Civil informou que o radar funcionaria provisoriamente na capital. No entanto, como explica a Climatempo, empresa contratada pelo governo do Estado para operar o equipamentos, não existem planos para mudança de lugar. “Inclusive, a Climatempo acaba de fazer um novo investimento no local, com a instalação de painéis solares”, diz a assessoria de imprensa.
Com a usina, o objetivo é garantir a operação ininterrupta do serviço de monitoramento mesmo em situações de falta de luz. A energia gerada pela usina é armazenada por meio de um sistema de baterias de lítio capaz de garantir o funcionamento do radar por até três dias. Foram investidos cerca de R$ 600 mil no projeto.
LEIA TAMBÉM: Avião da FAB sobrevoa o Salgado Filho e chama a atenção em Porto Alegre; saiba o motivo
O radar foi instalado no dia 8 de agosto em contêineres e passou por um período de calibragem. Desde então, segundo a Climatempo, vem operando com sucesso, entregando o monitoramento meteorológico e as previsões do tempo para a região metropolitana de Porto Alegre em um raio superior a 150 quilômetros.
O equipamento é importado da República Tcheca e traz informações de nowcasting (monitoramento em tempo real), o que melhora a previsibilidade de eventos como ventos e chuvas intensas, granizo, tornados e microexplosões, por exemplo, em intervalos chamados de curto e curtíssimo prazo.
CLIQUE PARA LER: O que faz empresa da região que faturou quase R$ 2 milhões uma semana após inauguração às margens da RS-239?
LEIA TAMBÉM