MUDANÇA DE LOCAL
Radar meteorológico é instalado em Porto Alegre
Antes de começar a funcionar, contudo, ele passará por ajustes e testes
Última atualização: 08/08/2024 22:03
O novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul foi instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (8), dois dias depois do começo da instalação. Antes de começar a funcionar, contudo, ele passará por ajustes e testes.
Segundo a Defesa Civil, o equipamento já está sendo ligado às redes de energia e de Internet, e durante a próxima semana, técnicos da fabricante, Meteopress, trabalharão em configurações e testes dos componentes eletrônicos.
LEIA TAMBÉM: AEROPORTO: Salgado Filho volta a vender passagens neste mês; veja detalhes
Além disso, equipes calibrarão o radar com a instalação de softwares da Climatempo - empresa que venceu a licitação para fornecer o serviço de monitoramento de condições meteorológicas para o Estado. Também serão feitas adaptações para que a Sala de Situação do Estado comece a receber os primeiros dados gerados.
O radar utiliza uma tecnologia chamada nowcasting, que permite a coleta de dados meteorológicos em tempo real, possibilitando à Defesa Civil emitir alertas e relatórios mais precisos.
VEJA MAIS: Tratoraço cobra ações de socorro para agricultores gaúchos
“O radar utiliza tecnologia de ponta. Os dados brutos são processados para gerar imagens que mostram, entre outras informações, volume de chuvas e granizo, além de velocidade e direção dos ventos. Isso vai propiciar uma previsão do tempo bem mais acurada, melhorando significativamente a assertividade dos alertas emitidos à população”, explica a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação.
Ainda segundo ela, o equipamento tem um alcance de cerca de 150 quilômetros e conta com um software embutido que transforma os dados captados em imagens das condições atmosféricas.
Local temporário
A princípio, o radar ficará em Porto Alegre de maneira provisória. É que o destino original dele era o Morro São João, em Montenegro. No entanto, o tombamento de um caminhão guindaste na estrada de acesso ao local pouco antes de chegar ao topo do morro, no dia 1º de agosto, fez com que os planos mudassem.
Por conta disso, a Climatempo afirmou que fará um novo diagnóstico sobre a instalação do equipamento no local.
Apesar do susto, o motorista sofreu escoriações leves e está bem.