abc+

MOBILIDADE

R$ 100 milhões para melhorar o trânsito na BR-116, em Canoas

Dentre as obras, estão duas muito aguardadas pelos canoenses: uma pista adicional no viaduto sobre a Avenida Inconfidência e um túnel na Rua Domingos Martins, ligando o Centro à região do Capão do Corvo.

Publicado em: 13/03/2023 às 09h:50 Última atualização: 02/02/2024 às 15h:40
Publicidade

O governo federal anunciou investimento de R$ 100 milhões para Canoas em reformas e construções na BR-116. Dentre as obras, estão duas muito aguardadas pelos canoenses: uma pista adicional no viaduto sobre a Avenida Inconfidência e um túnel na Rua Domingos Martins, ligando o Centro à região do Capão do Corvo.

Trânsito quase sempre congestionado no viaduto da antiga Metrovel deve ter fim



Trânsito quase sempre congestionado no viaduto da antiga Metrovel deve ter fim

Foto: PAULO PIRES/GES

As obras correspondem ao lote 1 de melhorias no eixo metropolitano da BR-116. “É uma grande conquista, porém, teremos um período de construções e reformas que terá de ser bem planejado para preservar o melhor andamento e fluxo do trânsito na rodovia e nos bairros. Esse anúncio, com antecedência, facilita nosso planejamento”, destaca o secretário de Transportes e Mobilidade de Canoas, Marcos Daniel.

Outras demandas para melhorias no tráfego de veículos no acesso e na saída da BR-116 foram encaminhados para o Departamento de Infraestrutura de Transporte (Dnit), responsável pelas obras, como a implantação de faixas de aceleração e desaceleração com a Avenida Getúlio Vargas, no sentido interior-capital, e a criação de mais “agulhas de acesso” das vias laterais à BR e vice-versa.

De acordo com a secretária adjunta de Transportes, Letícia Corrêa, é fundamental o diálogo frequente com o Dnit. “A responsabilidade da rodovia é do Dnit, mas todos os acessos e o trânsito adjacente é compromisso da nossa secretaria”, salienta.

As melhorias na BR-116 estão entre os temas que serão discutidos no próximo dia 24, na Unisinos, em São Leopoldo, no Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana, promovido pelo Grupo Sinos.

Túnel é promessa antiga do Dnit

A ligação entre os bairros Mathias Velho e Harmonia com Marechal Rondon e Igara é difícil. Isso porque os trilhos do trem prejudicam a conexão entre um bairro e outro. É preciso passar pelo viaduto da Avenida Boqueirão ou circular por aquele que fica na altura da antiga Metrovel para garantir o acesso a um ou outro. Seria necessário um túnel para garantir o acesso direto.

A discussão é antiga, mas ganhou fôlego em 2010, quando o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes anunciou uma obra que poderia garantir a conexão. Na época, mais exatamente em abril daquele ano, engenheiros chegaram a trabalhar no local, elaborando o primeiro projeto da obra que iria renovar a mobilidade no Centro de Canoas. Porém, a previsão de lançamento do edital nunca se confirmou. O projeto inicial, prevendo duas faixas, com 9 metros de largura cada, seria concluído em 18 meses. Quase 13 anos depois, a esperança se renova, com a sinalização de um novo investimento do governo federal na BR-116.

Tem quem só acredite vendo o início das obras na BR-116

O anúncio do Dnit deveria ser comemorado pela população de Canoas por serem soluções para gargalos que se formam na mobilidade da área central. Contudo, muitos canoenses só acreditam vendo. Morador do Centro, o motorista Manoel Guindane, 56 anos, brinca ao dizer que deixou de acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa quando criança ao falar da construção de um túnel na altura da Rua Domingos Martins. “É bem difícil acreditar no túnel, porque prometem essa obra há muito tempo”, diz. “Os caras ainda não tiraram nem a passarela de madeira que já substituíram há tempo. Acho que vão esperar a madeira começar a cair de podre para depois pensar em fazer alguma coisa”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade