BALADA SEGURA
Que história é essa de bafômetro passivo? Saiba como funciona novo aparelho usado nas blitze do Detran
Novo equipamento é responsável por agilizar as abordagens e ser mais cômodo para os motoristas
Última atualização: 26/12/2023 13:27
Um novo equipamento está sendo usado pelas equipes do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) para saber se os motoristas estão alcoolizados durante as fiscalizações de trânsito, como o Balada Segura. Chamado de "bafômetro passivo", o modelo de etilômetro já faz parte das blitzes do litoral deste ano, que mobilizam 19 agentes, de acordo com o órgão. Mas o que é isso e como ele funciona?
Como funciona?
Diferente dos antigos, os quais é necessário que o motorista assopre o caninho, o novo aparelho funciona por proximidade e faz uma espécie de triagem, que agiliza as abordagens. Com o uso dele, as abordagens aumentaram em 30% na média mensal da Balada Segura. Além disso, ele é mais cômodo para os motoristas.
A pessoa abordada assopra em direção ao aparelho, sem precisar sair do carro ou encostar no novo etilômetro, e ele afirma se há ou não vestígios de álcool.
Se apontar que há vestígios de álcool: o motorista deve fazer o tradicional bafômetro, em que é necessário assoprar na biqueira - que é descartável.
Caso aponte que não: se estiver tudo certo com o veículo e os documentos, assim como a CNH, ele é rapidamente liberado.
Aumento na abordagem
Com o uso do pré-teste desde o começo do segundo semestre do ano, a média mensal de abordagens passou de 4,1 mil em janeiro para 5,4 mil após junho (até novembro).