PREJUÍZOS DA ENCHENTE
CATÁSTROFE NO RS: Quase três mil pessoas ficam sem moradia por causa da enchente em Esteio
Rio dos Sinos registra cota histórica no município da Região Metropolitana de Porto Alegre
Última atualização: 06/05/2024 13:13
Esteio também vive os efeitos catastróficos do excessivo volume de água que encobriu parte do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (6), registros oficiais indicavam que 736 pessoas estavam desabrigadas. O número de moradores que se alojaram em casas de parentes e amigos não havia sido atualizado pela prefeitura até o fim desta manhã. Até sexta-feira (3) eram mais de dois mil desalojados.
A administração municipal chegou receber famílias em oito abrigos montados em escolas municipais. Um dos pontos foi desmobilizado nesta segunda. O atendimento às pessoas atingidas também acontece nos três Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade.
Os bairros mais prejudicados pela inundação foram: Três Marias, São José, São Sebastião, Liberdade, Três Portos e Novo Esteio. Neste último bairro está o Parque de Exposições Assis Brasil, que ficou cercado pela cheia. As águas chegaram a invadir e afetar o trânsito na BR-116. No último balanço da Polícia Rodoviária Federal sobre a situação das estradas federais, Esteio tinha bloqueio total da rodovia nos quilômetros 255 e 259.
No ano passado, Esteio havia registrado a cota histórica entre 3,5 e 4 metros. Este ano, o volume superou meio metro, quando alcançou os 5 metros de nível do Rio dos Sinos.
"Infelizmente muita gente ainda não entendeu a dimensão da tragédia que estamos vivendo. A "vida normal" não vai voltar tão cedo. O cenário do RS é de caos, é de guerra. Será preciso resiliência, empatia, paciência, colaboração e muito trabalho!", publicou o prefeito do município, Leonardo Pascoal, nas redes sociais.
A Estação de Tratamento de Água da Corsan, que fica em Novo Esteio, foi uma das primeiras áreas alagadas e está submersa. Com isso, o abastecimento foi suspenso por medida de segurança da captação. Até o início desta tarde a cidade seguia sem água devido ao alagamento.
Como doar em Esteio?
Hoje, as principais demandas da cidade são de suprimentos de roupa de cama e banho, especialmente, toalhas de banho e lençóis. As doações devem ser entregues no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, localizado na Rua 24 de Agosto, 3.079, no bairro Vila Olímpica.
Como pedir ajuda em Esteio?
Quem precisa de ajuda pode procurar um dos Cras de referência no bairro de residência. Abaixo seguem os endereços dos três centros:
-
CRAS Centro - Rua Pedro Lerbach, 426;
-
CRAS SUELI - Rua Vereador Ernesto Menezes, 52;
-
CRAS TP - Rua Orestes Pianta, 204.