A Assembleia Legislativa instalou e deu posse, na manhã desta sexta-feira (20), aos integrantes da comissão de representação externa para acompanhar os impactos causados pelas enchentes que atingiram o Estado no início de setembro. O grupo também vai monitorar as medidas que estão sendo anunciadas, assim como sugerir alternativas capazes de amenizar perdas ambientais, sociais e econômicas.
A cerimônia aconteceu na Presidência do Poder Legislativo e foi conduzida pela vice-presidente da Assembleia, Delegada Nadine (PSDB), que também integrará o novo colegiado.
A coordenação da comissão externa ficará a cargo do deputado Miguel Rossetto (PT), proponente da iniciativa, que foi aprovada em plenário na última terça-feira (17). O petista anunciou que, já na próxima semana, será definido um plano de trabalho, assim como as visitas que deverão ocorrer nos municípios atingidos.
Além disso, serão definidas reuniões com o vice-governador Gabriel Souza, que coordena as ações estaduais voltadas aos atingidos pelas enchentes, e com o e secretário-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Maneco Hassen, encarregado de acompanhar a situação no Rio Grande do Sul.
Rossetto afirmou que a comissão vai acompanhar as entregas feitas pelos governos estadual e federal às populações atingidas e, eventualmente, sugerir outras ações para recuperar a infraestrutura e a economia dos municípios destruídos pelas cheias.
A comissão terá como integrantes, além de Rossetto e Nadine, os deputados Guilherme Pasin (PP), Edvilson Brum (MDB) e Capitão Martim (Republicanos). O prazo de vigência do colegiado é de 30 dias.
LEIA TAMBÉM