abc+

SÃO LEOPOLDO

Quarta bomba anfíbia começa a drenar água da Vila Brás; escoamento deve ajudar Vila Palmeira

Equipamento começou a funcionar durante a madrugada desta quarta-feira e também auxiliará na retirada das águas em Novo Hamburgo

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 22/05/2024 às 11h:57 Última atualização: 22/05/2024 às 13h:37
Publicidade

No início da madrugada desta quarta-feira (22), o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) colocou em funcionamento a quarta bomba móvel de drenagem das áreas atingidas pela enchente em São Leopoldo.

O equipamento, instalado na Vila Brás, bairro Santos Dumont, também deve auxiliar na retirada das águas na Vila Palmeira, bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo.

Quarta bomba anfíbia foi instalada na madrugada desta quarta-feira (22), na Vila Brás



Quarta bomba anfíbia foi instalada na madrugada desta quarta-feira (22), na Vila Brás

Foto: Fábio Chagas/Divulgação

Segundo o Semae, a força-tarefa, envolvendo funcionários da autarquia e da empresa Top Vargas, trabalhou 24 horas na operacionalização do início do sistema de drenagem das águas, após concluir os serviços de instalação da primeira bomba no bairro Vicentina, na noite de segunda (20) – que foi a terceira colocada na cidade.

As primeiras duas bombas foram instaladas no dique do bairro Campina na sexta (17) e sábado (18).

13,2 mil litros por segundo

Somadas, as 4 bombas em operação atualmente estão retirando 13,2 mil litros de água por segundo dos bairros Campina, Vicentina e Santos Dumont, conforme o Semae. Mais duas bombas devem ser instaladas até o final de semana: uma na Vicentina e outra na Vila Brás, totalizando seis equipamentos que devem atuar nas áreas alagadas da cidade.

Cada bomba anfíbia pesa 6 toneladas e tem motor de 300cv, do tipo submerso, acionado por meio de gerador. As bombas são produzidas pela empresa leopoldense Higra.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade