PREVISÃO DO TEMPO

Quando será o pior do ciclone extratropical: Veja o que vai acontecer dia a dia

Fenômeno previsto para os próximo dias vai atuar próximo à costa, "agravando o risco de transtornos e danos", alerta a MetSul

Publicado em: 21/10/2024 14:04
Última atualização: 21/10/2024 14:05

Nos próximos dias, um ciclone extratropical profundo vai se formar próximo à costa do Oceano Atlântico. A previsão da MetSul Meteorologia é de um fenômeno intenso, com alto risco de ampla onda de tempestades.

Apesar de corriqueiros no RS, ciclones durante a primavera costumam ser intensos por se tratar de um período de transição no qual ocorre o "encontro de massas de ar e frio nas latitudes médias", explica a meteorologista Estael Sias.


Ciclone extratopical intenso deve se formar nesta semana Foto: João Sormani/Arquivo

AEROPORTO: Salgado Filho retoma operação comercial mais de cinco meses após enchentes

Duas características determinam a magnitude do fenômeno, como explica Estael: "O ciclone desta semana não apenas irá ter pressão atmosférica muito baixa como atuará perto da costa, agravando o risco de transtornos e danos", alerta.

CLIQUE PARA LER: Identificadas as vítimas do acidente com van que matou atletas do RS no Paraná

Confira, abaixo, o que vai acontecer dia a dia:

Terça-feira (22)

A atuação de uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera – fenômeno conhecido como baixa fria –, trará as primeiras tempestades a províncias do Oeste da Argentina.

Quarta-feira (23)

A baixa fria avança da costa chilena e cruzará os Andes, alcançando o Oeste da Argentina, onde estimulará a formação de intensas tempestades. Elas devem avançar de Oeste para Leste, alcançando várias províncias do Centro argentino e a região de Buenos Aires.

Quinta-feira (24)

Sobre as províncias do Centro da Argentina, o fenômeno vai gerar intensa instabilidade com chuva localmente forte e tempestades severas de vento e granizo. A MetSul não descarta "até a ocorrência de tornados em alguns pontos" do território argentino.

Já em fase de formação do ciclone, a baixa pressão vai se aprofundar sobre o Uruguai, com "fortes temporais e potencialmente uma linha de instabilidade que vai avançar pelo Sul do Brasil e o Nordeste da Argentina".

Sexta-feira (25)

Já intenso, o ciclone atuará sobre o Oceano Atlântico, a Leste do Uruguai e a Sudeste do Rio Grande do Sul. Neste dia, são esperados vento forte a intenso numa área bastante ampla com rajadas muito fortes em zonas costeiras uruguaias e do RS.

Apesar da chuva em algumas áreas, o tempo começa a melhorar em várias áreas do Sul do Brasil e em outros estados no decorrer do dia.

BR-116: PRF faz ação para combater rachas e manobras perigosas de motociclistas

Dia de maior risco

A MetSul alerta que o "dia de maior risco de tempo severo é na quinta-feira e particularmente no Sul do Brasil ante a possibilidade formação de uma linha de instabilidade com temporais de chuva forte, raios, vento e granizo. A maior preocupação na quinta-feira é com a possibilidade de vendavais fortes".

Estael antecipa que podem ocorrer fenômenos severos de vento de caráter extremamente isolado. A instabilidade será precedida por temperatura alta, o que aumentará o risco de tempo severo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas