DECOLAGEM AUTORIZADA

Quando será a próxima operação de retirada de aviões do aeroporto Salgado Filho

No último sábado foram oito decolagens no aeroporto de Porto Alegre; 39 aviões ainda estão no local

Publicado em: 11/06/2024 02:16
Última atualização: 11/06/2024 02:17

Uma nova operação vai garantir a retirada de aviões que ficaram presos nos hangares particulares do Aeroporto Internacional Salgado Filho durante o alagamento que durou um mês na Zona Norte de Porto Alegre. O terminal está com as atividades suspensas desde 3 de maio. A previsão é que a reabertura parcial ocorra somente em dezembro. Até lá, os voos comerciais seguem na Base Aérea de Canoas (Baco).


Operação especial montada na torre do Salgado Filho para as decolagens emergenciais Foto: Cindacta II/Divulgação

Entre meio-dia e 14h40 do último sábado (8), oito aviões foram retirados do aeroporto. A previsão era remover 12, mas o objetivo não foi plenamente alcançado. Ainda restam 39 aviões no local, incluindo o icônico Boeing 727-200F da companhia Total Cargo. As imagens do 727 totalmente ilhado em pleno pátio do aeroporto correram o mundo.

O Boeing 727-200F da Total é o maior avião que ficou no Salgado Filho. A informação é que a água subiu rápido e não houve tempo suficiente para a tripulação chegar ao aeroporto e decolar com o avião antes do fechamento da pista, na noite de 3 de maio. Oficialmente ainda não há previsão de quando o 727-200 da Total deixará o Salgado Filho.

Desde que a água baixou no lado oposto ao do terminal de passageiros, mecânicos trabalham na revisão dos aviões, todos de pequeno porte. A água chegou a mais de um metro de altura em alguns pontos daquela área, alcançando a barriga da maioria das aeronaves. Algumas que são mais baixas ficaram parcialmente submersas.


Imagem feita da torre de controle do Salgado Filho mostra como está o pátio do aeroporto Foto: Cindacta II/Divulgação

Inicialmente as operações de retirada dos aviões estavam previstas para o último sábado, a próxima quarta-feira (12) e o próximo sábado (15). No entanto, a informação da noite desta segunda-feira (10) era que as novas decolagens ocorreriam no sábado, mas com possibilidade de antecipação para sexta (14), a considerar as condições meteorológicas. A previsão é de chuva para o fim de semana.

Os aviões saem voando do Salgado Filho. Uma operação especial foi montada pela Fraport, Aeronáutica e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). As decolagens utilizam aproximadamente metade da pista, partindo de oeste para leste. A região da cabeceira leste não chegou a ser alagada. Já na região da cabeceira oeste, próximo ao Boulevard Laçador, o asfalto está esfarelando.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas