A Fraport Brasil já tem data prevista para reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O principal aeroporto do Rio Grande do Sul está fechado desde a noite de 3 de maio, quando foi atingido pela enchente histórica. A água baixou um mês depois.
A previsão da Fraport é retomar as operações de embarque e desembarque de passageiros no Salgado Filho a partir de 15 de julho, daqui a duas semanas. Com isso, o terminal provisório do ParkShopping Canoas será fechado. Os voos continuarão pousando e decolando na Base Aérea de Canoas (Baco).
Até lá, a Fraport segue correndo para deixar tudo pronto no terminal para receber os passageiros dois meses e meio depois. Embora já esteja totalmente limpo, conforme mostram fotos divulgadas neste domingo (30) pela Fraport, o andar térreo do terminal seguirá fechado.
Como será a retomada do Salgado Filho?
Ao menos nas primeiras semanas, os passageiros vão entrar e sair do Salgado Filho pela rampa do segundo piso, até então utilizada somente para embarque. É no segundo piso que será feito o check-in. Dali os passageiros vão para o terceiro piso, onde fica o raio-x.
Após passar pela inspeção de segurança, o passageiro terá que seguir em direção à sala de embarque, onde aguardará o transporte até a Base Aérea de Canoas. Os ônibus serão acessados por uma saída alternativa, diretamente da sala de embarque. Simulações feitas pela Fraport indica que o deslocamento até a Base Aérea levará em torno de 15 minutos. Os ônibus vão até próximo da escada do avião, no pátio da Baco.
A exemplo do que já vem ocorrendo, os passageiros não poderão chegar nem sair por conta da Base Aérea de Canoas. O acesso é somente nos ônibus da Fraport. No desembarque o passageiro sai do avião e vai direto para o ônibus, que irá até o Salgado Filho. A expectativa é agilizar o desembarque, sem que os passageiros tenham que entrar no terminal.
Quando os aviões voltam para o aeroporto de Porto Alegre?
A Fraport ainda não tem previsão de quando os voos serão retomados no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Após limpeza, pista e pátio vêm passando por avaliações técnicas. Um diagnóstico deve ser divulgado até o dia 20 de julho.
Por enquanto a Fraport informa que a pista do Salgado Filho seguirá fechada por tempo indeterminado. Uma operação parcial deverá ocorrer antes do Natal, segundo a concessionária. Já o governo federal acredita que será possível retomar pousos e decolagens em Porto Alegre ainda em outubro.
Enquanto isso, o governo do Rio Grande do Sul trabalha para ampliar o número de voos comerciais no Estado. Semana passada o governador Eduardo Leite (PSDB) teve reuniões com executivos da Azul, Gol e Latam. Ele também anunciou investimento milionário no Aeroporto Regional de Torres. Dos 2,8 mil voos mensais que o Rio Grande do Sul tinha até abril, somente 400 foram operados em junho.
LEIA TAMBÉM