abc+

MOBILIDADE

Quando os trens voltam a operar até Porto Alegre? Trensurb tem novo prazo

Passageiros que precisam se deslocar na região metropolitana precisam encarar transtornos diariamente

Juliano Piasentin
Publicado em: 28/06/2024 às 11h:18 Última atualização: 28/06/2024 às 11h:38
Publicidade

Os usuários que precisam utilizar o trem para se deslocar na região metropolitana vão precisar de paciência. Isso porque a previsão de retomada da Trensurb para a retomada do serviço entre as estações Mathias Velho (Canoas) e Farrapos (Porto Alegre) é de aproximadamente 150 dias.

Trensurb segue circulando entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho (Canoas)  | abc+



Trensurb segue circulando entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho (Canoas)

Foto: Milena Braga/ Especial

Ou seja, os transtornos para quem precisa chegar à capital deve durar ao menos até o fim de novembro. Os motivos, conforme a estatal, são problemas nas subestações de energia de tração nas estações Fátima (Canoas) e Farrapos, que ficaram completamente alagadas durante as enchentes de maio.

Nestes casos, foi necessária a substituição total dos equipamentos, que ainda não estão disponíveis. No total, apenas três das cinco subestações de energia estão em funcionamento.

Atualmente os usuários podem utilizar o trem no trajeto entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho (Canoas). Os passageiros que precisam ir até Porto Alegre, desembarcam em Canoas e de ônibus, disponibilizado pela empresa Transcal no valor de R$ 6,85, conseguem se deslocar, podendo descer durante o percurso.

Limpeza na Estação Farrapos (Porto Alegre) da Trensurb  | abc+



Limpeza na Estação Farrapos (Porto Alegre) da Trensurb

Foto: Trensurb/ Divulgação

O mesmo ocorre para quem sai da capital, utilizando ônibus até a Estação Mathias Velha e depois, o trem até Novo Hamburgo ou as outras estações. Os passageiros podem utilizar os trens sem a necessidade de pagamento, pagando apenas o ônibus em caso de necessidade.

A Trensurb funciona diariamente das 6 às 21 horas, com intervalo de partidas de 18 minutos. Usuários relatam que o tempo máxima de espera tem sido de 20 minutos.

Além das linhas de Porto Alegre, também estão fora de operação as estações La Salle, Fátima e Niterói, todas em Canoas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade