A Trensurb tem uma data pré-definida para voltar a atender parte das estações de Porto Alegre. A confirmação do cronograma depende da instalação de equipamentos comprados da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de São Paulo, que já chegaram ao Rio Grande do Sul e serão instalados nesta semana.
A previsão de retomar o funcionamento dos trens entre as estações Canoas e Farrapos no dia 20 de setembro deverá se confirmar. Com isso, as estações Fátima e Niterói, em Canoas, e Anchieta, Aeroporto e Farrapos, em Porto Alegre, devem reabrir no feriado estadual. Já as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, em Porto Alegre, devem reabrir somente no fim do ano, ainda sem data definida.
Segundo a Trensurb, a instalação de disjuntores especiais comprados da CPTM por R$ 2,5 milhões vai viabilizar “a circulação segura de trens no trecho entre as estações Canoas e Farrapos, prevista para ser retomada no dia 20 de setembro”. O investimento emergencial também vai melhorar a operação técnica dos trens na região da estação Anchieta, onde ficam o pátio e as oficinas da Trensurb.
“Atualmente, outra limitação imposta à operação da Trensurb se dá na condução de trens até o pátio de manutenção da empresa, localizado no bairro Humaitá, em Porto Alegre, além da realização de manobras dos trens no próprio pátio e da execução de testes de manutenção que dependem da rede aérea de energia de tração, uma vez que sua proteção usualmente é realizada por equipamento dedicado na Cabine Anchieta, atualmente fora de operação”, informa a companhia por meio de nota.
LEIA TAMBÉM