A retomada dos voos internacionais no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está confirmada para dezembro. Imagens divulgadas pela Fraport mostram que as obras na pista estão bem adiantadas. A partir desta quarta-feira (27) o check-in e o despacho de bagagens voltam ao modelo de antes da tragédia.
A primeira companhia a relançar sua rota após a enchente de maio, que fechou o aeroporto por cinco meses, será a Copa Airlines. A previsão é que o voo direto entre a Cidade do Panamá e Porto Alegre decole no fim da tarde do dia 18 de dezembro na América Central e chegue ao Rio Grande do Sul no início da madrugada do dia 19. A partida para o Panamá será na mesma madrugada.
A Latam também confirma a retomada de voos internacionais em Porto Alegre a partir de janeiro de 2025. As rotas, que já operavam antes da enchente, fazem a ligação direta entre a capital gaúcha e as cidades de Santiago (Chile) e Lima (Peru).
Outra companhia internacional com data marcada para pousar em Porto Alegre é a Aerolíneas Argentinas. O voo direto vindo do Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, reestreia no dia 3 de janeiro. Serão cinco viagens por semana.
E a TAP, quando retoma os voos diretos entre Porto Alegre e Lisboa, em Portugal? Oficialmente a companhia não crava uma data, mas garante que a rota será reaberta em abril de 2025. A garantia foi dada inclusive ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, quando ele visitou a sede da TAP, em outubro.
O sistema de registro de operações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já reporta a previsão de viagens entre Portugal e o Rio Grande do Sul. Há viagens previstas para os dias 1º, 3, 5 e 8 de abril, pelo menos. Os horários seguem os mesmos de antes da enchente, com saída de Porto Alegre no início da noite e chegada na Europa no início da manhã.
Em entrevista a jornalistas brasileiros em outubro, quando o ministro de Portos e Aeroportos esteve na sede da TAP, o CEO da companhia Luís Rodrigues garantiu que a venda de passagens tendo Porto Alegre como origem e/ou destino começa em dezembro.
Na mesma entrevista o CEO da TAP garantiu que, apesar da retomada das operações em Porto Alegre, o voo direto entre Florianópolis e Lisboa, lançado no início do segundo semestre deste ano, será mantido. “Foi uma das rotas com vendas mais rápidas que tivemos no Brasil”, comentou.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags