Desde a decisão de mudar a praça de pedágio de Portão, para o quilômetro 4,6 da RS-122, em São Sebastião do Caí, a comunidade e o prefeito caiense Julio César Campani estão mobilizados em encontrar uma alternativa que não traga impactos negativos aos moradores e visitantes do município. Em reunião, no mês passado, a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) se prontificou em analisar as possibilidades, que foram apresentadas pelo prefeito nesta quinta-feira (13).
A primeira sugestão apresentada por Campani ao diretor técnico da CSG, Paulo Negreiros, e ao coordenador de projetos da CSG, Luís Marcos Nascimento, é nomeada pelo prefeito como a discussão prioritária.
A alternativa fica no quilômetro 18, próximo à Estrada da Vigia e não apresenta rota de fuga, o que teme a concessionária. “Neste ponto seria o local ideal, pois temos os moradores da Vigia, o que representa cerca de 200 carros isentos, número menor do que isentar o município todo”, declara Campani.
Conforme Negreiros, o problema desta primeira alternativa é que ultrapassa os 5 quilômetros permitidos sem alteração de projeto, ou seja, a posição muda a estrutura do contrato. “A praça pode ser instalada 5 quilômetros para frente ou para trás e no km 18 passa disso. Então vai precisar do aval do governo do Estado”, explica o diretor técnico da CSG.
A segunda alternativa apresentada é no quilômetro 36, mas embora fique dentro das normas do contrato, não agradou muito os representantes da CSG. “Temos rota de fuga e para levarmos em consideração este local, deveria ser fechada as vias que podem possibilitar o desvio do pedágio”, frisa Negreiros.
LEIA TAMBÉM
Reunião com Agergs na segunda-feira
Na segunda-feira (17), Campani vai se reunir com integrantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), em Porto Alegre, com o objetivo de estudar as alternativas novas e chegar a um acordo. “A população está indignada e nesta reunião eu serei, mais uma vez, porta-voz. Estaremos com lideranças empresariais, deputados federais e estaduais e vou mostrar os impactos que a praça de pedágio no local previsto vai causar para os caienses”, reforça o prefeito.
O prazo para que a CSG construa a nova praça é dezembro de 2024 e nenhum decreto de desapropriação foi emitido.
O valor da tarifa será de R$ 9,95, cobrado na ida e na volta. A concessionária assumiu em 1º de fevereiro a RS-122, RS-240, RS-287, RS-446, RS-453 e a BR-470, abrangendo na região os municípios de Bom Princípio, Capela de Santana, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e São Vendelino, além de Triunfo.
- Categorias
- Tags