A 17ª Feira das Flores, de Ivoti, que encerra no domingo (28), é a responsável por jardins gaúchos passarem por uma repaginada. Depois da enchente, que assolou o Estado em maio, teve até quem aproveitou o evento para comprar plantas que servirão para reconstruir as áreas verdes de suas casas.
No sábado (26) pela manhã, carrinhos cheios de plantas foram empurrados por moradores de diferentes cidades da Região Metropolitana, Serra e até do Litoral Norte. A Feira das Flores, no sábado e domingo, ocorre das 9 às 19 horas no Núcleo de Casas Enxaimel.
Moradores de Viamão, os cartorários Alexandre e Daniela Sailer, ambos com 50 anos, adquiriram mudas de roseiras, brinco de princesa entre outros.
“Temos um pátio com bastante extensão, em uma casa que vivemos há pouco tempo. Estamos tentando cuidar de partes de plantas existentes, mas precisamos fazer um jardim com novas plantas porque a chuva estragou bastante”, comenta Alexandre.
O casal ressalta que a Feira das Flores oferece muitas alternativas de produtos e com preços bons. Inclusive os Sailer ainda levaram café que estão acostumados a adquirir de uma empresa bem conceituada e que expõe na feira.
FIQUE DE OLHO: Defesa pessoal e orientações jurídicas marcam encontro de mulheres em Novo Hamburgo; conheça projeto gratuito
Microempresárias do setor de eventos de Esteio, Eliane Trajano, 53, e Francisca Silva, 62, também compraram plantas, como kalanchoes, gerânios, hortênsias, tumbérgia para pergolado, entre outras.
“Ainda hoje (sábado) quero plantá-las. Assim o jardim já inicia a semana com flores da Feira”, comenta Eliane.
Também no final de semana, moradoras de Alvorada, acompanhadas de uma familiar de Maravilha, cidade catarinense, adquiriram flores e programaram o plantio para sábado e domingo.
“Estou levando especialmente gerânios para enfeitar o jardim de casa”, declara a auxiliar contábil, Juliane Knak, 40 anos, acompanhada da mãe, a aposentada Lídia da Silva, 69 anos, e da sogra, a agricultora catarinense, Amélia Knak, 67.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
E na hora de plantar?
Sócios da Floricultura Mauro Souza, de Capela de Santana, percebem que há muitas pessoas interessadas em repor plantas perdidas com a enchente de maio.
Rafael de Souza, ao lado de Franciele de Souza e Madalena de Souza, explica que é importante verificar se a planta ficará em espaço interno ou externo, se requer sol ou sombra, antes de preparar bem o solo com matéria orgânica e substrato adequados para, após o plantio, fazer uma boa rega.
LEIA TAMBÉM